CATADORA DE RECICLÁVEIS GRAVOU IMAGENS DE RESTOS MORTAIS NO LIXÃO DE CARANGOLA

Nossa reportagem recebeu vídeos mostrando restos mortais de humanos, supostamente num lixão do município de Carangola, no distrito de Lacerdina.

Vários internautas enviaram imagens, inicialmente, como não tinha data das imagens e nem a identificação de quem teria feito as imagens, nem mesmo nossa produção tem conhecimento do lixão de Carangola, desconfiamos das imagens e acreditávamos poderia ser mais uma daquelas fakes que aparecem em vésperas de períodos eleitorais, por isso, preferimos investigar melhor a situação.

Ao assistir as imagens, se percebe que quem fez as imagens é uma pessoa simples, comprovamos que seria uma catadora de recicláveis, que teria feito as imagens em 07 de Fevereiro deste ano. A Prefeitura relata para a imprensa que abriu uma sindicância interna administrativa para apurar a situação e registrou um Boletim de Ocorrência no dia 9 de fevereiro.

VEJA A NOTA DA PREFEITURA:

“A Prefeitura Municipal de Carangola vem a público informar que, referente às denúncias recebida de que foram depositados restos mortais oriundos do cemitério municipal no lixão de Carangola, as mesmas foram levadas ao conhecimento da Administração Municipal no dia 07/02/24 pela Senhora Luciana Amorim que atua como catadora autônoma no lixão municipal.

A referida senhora Luciana Amorim, na data mencionada procurou o Prefeito Silas Vieira em seu gabinete, e pediu que fosse atendida de forma pessoal, sem a presença de outros assessores e servidores municipais, sendo que naquele momento apresentou a denúncia. De imediato o Prefeito pediu acesso às imagens para que pudesse encaminhá-las ao Departamento Jurídico da Prefeitura, pedido esse negado pela autora das denúncias.

Imediatamente no mesmo dia 07/02/24, o Prefeito Municipal determinou a abertura de uma Sindicância Interna Administrativa por meio da Portaria Municipal n.º 857/2024 para apurar a situação, bem como foi registrada ocorrência policial – REDS n.º 2024-006287344-001 no dia 09/02/2024. A Comissão de Sindicância Administrativa ouviu todos os servidores municipais lotados no cemitério local, que foram enfáticos em dizer que restos mortais jamais foram retirados do cemitério e descartados no lixão.

No dia 20/02/24 a Senhora Luciana Amorim foi devidamente intimada pela Comissão de Sindicância sendo que a mesma se recusou a fornecer provas do fato denunciado, já que as imagens por ela apresentadas não contém nenhum registro de datas ou outras informações. Diante da situação, a Prefeitura Municipal informa que trata as denúncias como um caso de Polícia se colocando sempre a favor da elucidação do caso e da verdade dos fatos.

Assim, aguarda-se o desdobramento das investigações policiais para que sejam esclarecidos todos os aspectos relacionados às denúncias apresentadas. A Prefeitura reitera sua disposição em colaborar com as autoridades competentes para o pleno esclarecimento do ocorrido e reafirma seu compromisso com a preservação da dignidade dos munícipes e o respeito aos seus entes queridos falecidos.”

CEMITÉRIO ESTÁ EM OBRAS E VEREADOR DIZ QUE OSSOS FORAM EXUMADOS

O mais estanho é que  o vereador nas imagens abaixo, confirma que estão sendo feitas obras no cemitério e que numa parte existiam corpos sepultados e que foram retirados para a  reforma e construção de “gavetas”. Ele disse que faria um requerimento para saber onde aqueles restos mortais foram levados e se as famílias foram comunicadas a respeito disso.

O que assusta também é o valor da obra, que passa de R$280 mil .

Nós recebemos várias imagens que ganharam a rede social whats app, que mostra o momento em que a catadora e uma outra pessoa abria os sacos  com os restos mortais.

Estranho é que a prefeitura relatou na nota que a moradora teria se negado para mostrar as provas,  mas as imagens fazem parte das provas, cabe a Polícia investigar o caso com a total seriedade que nós já conhecemos que a Polícia Civil investiga os casos. É preciso saber quem levou esses supostos ossos pra lá, o que foi feito com eles.  E os exumados do cemitério, foram pra onde e se houve algum comunicado para com as famílias envolvidas.

Em um site de noticias de Carangola, a  relata que a denuncia foi entregue  para o pré candidato Paulo Peterson, porque ?

Talvez por falta de conhecimento da catadora, ou por questões políticas. Sabemos que nestas situações o certo seria levar a denúncia ou a Polícia Civil ou ao Ministério Público. UM DESACATO DESSES PRECISA SER AMPLAMENTE INVESTIGADO E OS RESPONSÁVEIS PRECISAM SER PUNIDOS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *