Na noite do dia 26/03/2024, no km 747 da BR 116, em Leopoldina/MG, durante fiscalização de rotina, foi abordado um veículo Citroen Xsara emplacado no ES. No início da fiscalização, em uma análise visual, foram observados diversos itens em desacordo com a legislação. Solicitada documentação foram observadas as seguintes irregularidades:
• Veículo com último licenciamento ano 2018;
• Condutor inabilitado;
• Pneus com desgaste excessivo;
• Sem iluminação traseira;
• Placas dianteira e traseira diferentes.
Observa-se que o veículo transitava no período noturno, sob chuva, com intenção de fazer o trajeto entre Juiz de Fora/MG e Vila Velha/ES.
Considerando o risco potencial à segurança viária, o veículo foi removido, conforme previsão legal, e encaminhado para o pátio credenciado.
A PRF orienta a todos que observem as condições de segurança de seus veículos antes de assumir a direção. Condutas, como a observada na fiscalização acima, colocam em risco, não somente os ocupantes do veículo, como todos que utilizam a rodovia.
Há previsão de chuva constante durante o feriado que se inicia. Além dos pneus, é obrigação ter todos os equipamentos obrigatórios em pleno funcionamento. Some-se a isso a necessidade de habilitação com categoria apropriada para o veículo que é conduzido, e licenciamento emitido para o exercício vigente (no mínimo, ano 2023).
Em caso de emergências em rodovias federais, o número da PRF é 191.