EM MINAS: POLICIAMENTO GANHA REFORÇOS OPERACIONAIS E TECNOLÓGICOS NESTE CARNAVAL.

VIATURA PMAs forças de segurança de Minas Gerais estão com completa estrutura a serviço da população neste período de Carnaval. As estratégias traçadas em sinergia pelos órgãos foram pensadas com base nas estimativas e experiências dos últimos anos, em acompanhamento à evolução das festas na capital e interior, com grande presença de foliões nas ruas.

A operação da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) para o Carnaval de 2016, por exemplo, leva em conta ocorrências dos anos anteriores e dados coletados, para a melhor prestação de serviços nos 853 municípios. A capital mineira, em 2015, registrou 1,5 milhões de pessoas nas ruas no carnaval.

Além disso, por meio mapeamento dos pontos estratégicos, a PMMG também destaca o crescente número de foliões em Ouro Preto, Diamantina, Sabará, Abaeté e Pompéu. O efetivo completo nas ruas, por todo o estado, será de 43 mil homens, com maximização de esforços nos ambientes onde houver maior demanda e necessidade.

Reforço anunciado também nos trabalhos investigativos nas delegacias da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). A partir desta sexta-feira (5/2), 152 policiais civis de todas as carreiras vão otimizar o operacional no interior e outros 150 vão sair de suas unidades de origem para o trabalho nas regiões de maior concentração de turistas.

Entre os municípios que vão receber o contingente estão: Abaeté, Andrelândia, Campina Verde, Campo Florido, Conceição do Mato Dentro, Diamantina, Itabirito, Lagoa da Prata, Pirapora, Pompéu, Mariana, Ouro Preto e Tiradentes. Em Belo Horizonte, trabalham em regime de reforço 72 policiais civis.

Aparato tecnológico

Para este Carnaval, a PMMG vai contar com as mais de 1.300 câmeras do Olho Vivo em todo o estado, para visualização e acompanhamento do trânsito de pessoas. Somente na capital mineira, são 420 equipamentos estrategicamente distribuídos.

Bases comunitárias móveis, com a interface do Sistema Koban (de policiamento comunitário, interface da polícia japonesa), também vão favorecer pontos de apoio para redação de boletins de ocorrência, maior aporte de policiais com bicicletas e mais atendimento nas comunidades.

Quanto à ação terrestre, todas as viaturas da corporação contam com GPS, o que permite o acompanhamento em tempo real dos veículos e, com isso, diminuir o tempo de atendimento. “O processo fica acelerado já que a rede de rádio fica menos sobrecarregada. Além disso, o processo de comunicação da PMMG é totalmente digitalizado nas unidades. Desse modo, interferências e invasões no sistema se tornam mais difíceis”, ressalta o chefe da Sala de Imprensa da PMMG, capitão Flávio Santiago.

No suporte aéreo, os helicópteros da Polícia Militar oferecem óculos de visão noturna para pilotos e tripulantes, capazes de amplificar a luz residual em quatro mil vezes. A aeronave possui, ainda, o imageador térmico instalado (com sensor FLIR, do inglês ‘Forward Looking Infra-Red’), que capta o calor e as ondas de infravermelho. Dessa forma, em ambientes de fuga, como uma mata, é possível interpretar e identificar pontos de calor, inclusive definir se trata-se de uma pessoa ou animal.

Soma-se, ainda, a Plataforma de Observação Elevada (POE), com presença confirmada nas operações da capital mineira. Advindos da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), as POEs são caminhões equipados com câmera, rádio, computador e internet. Na parte superior, um mastro também pode ser estendido, o que viabiliza, em eventos, o monitoramento privilegiado e amplo de toda uma região. O aparato tem capacidade de filmagem num ângulo de 360 graus e luz (canhão) de alto alcance, para auxiliar e identificar situações de risco.

Ações virtuais

A Homepage da PMMG está atualizada com informações gerais de segurança pública para toda a sociedade mineira, assim como o Facebook institucional da corporação está com uma série de publicações, de utilidade pública, relacionadas ao Carnaval. Toda a gestão da comunicação organizacional acerca do planejamento e execução do Carnaval em Minas está concentrada na Diretoria de Comunicação Organizacional, confirma a PMMG.

A Delegacia Virtual, por sua vez, é um serviço ininterrupto do Sistema Integrado de Defesa Social de Minas Gerais. Durante este período, os cidadãos continuam com a possibilidade de solicitar ocorrências policiais para os seguintes serviços: Acidente de trânsito sem vítima; Perda de documentos e objetos; Desaparecimento de pessoa; Localização de desaparecido; Localização de desconhecido; Dano simples.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *