EXCLUSIVO: SECRETÁRIO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL VISITOU MIRADOURO NESTE SÁBADO E CONCEDEU ENTREVISTA AO PAULO ROBERTO DA RÁDIO.

ama04Miradouro recebeu dois secretários de estado neste fim de semana que participaram da inauguração dos vestiários do AMA, e nós entrevistamos os dois durante a visita ao abrigo São Vicente de Paulo. Vamos falar com o secretário de Trabalho e  assistência Social, deputado André Quintão. Tudo bem André?

Ola amigos, cidadãos e cidadãs de Miradouro e região. É um prazer retornar a esta cidade onde temos laços afetivos, políticos e agora na condição de secretário de trabalho de desenvolvimento Social, para também dar a nossa contribuição no desenvolvimento da região.

E André Quintão, como tem sido o seu trabalho junto a assistência social no estado de Minas? 

A primeira determinação nossa foi regularizar o repasse de recursos financeiros do Governo de Minas a todos os 853 municípios, de maneira regular e automática. Nós temos o piso mineiro da assistência social, que é um recurso que o estado passa para os municípios, garantindo o funcionamento dos centro de referência, o pagamento das equipes de trabalho da AS,  e infelizmente em Minas, esse pagamento antes nunca havia sido feito em dia, e nem todas as cidades recebiam antes.

O compromisso do Governador Pimentel da campanha e de governo esta sendo agora rigorosamente efetivado. No ano de 2015 nós passamos as 12 parcelas mensais para os 853 municípios, e com certeza isso vem repercutindo no trabalho social em Minas Gerais.  Além disso nós estamos organizando e fortalecendo a rede sócio- assistencial, o apoio as entidades sociais ( abrigo de idosos, abrigo de crianças, trabalho com mulheres vítimas de violência) ou seja, buscando para aquela pessoa já sofreu uma violência, um situação de abandono um atendimento diguino. E também projetos integrados de governo,  aqui mesmo em Miradouro já estamos acertando com o próprio secretário de agricultura o João Cruz, ações de integração no combate a pobreza rural, da inclusão produtiva.

Nós queremos uma política pública de assistência que ampare as pessoas, mas dê a elas condições de caminhar com as próprias pernas. É a porta da inclusão produtiva, e isso depende do associativismo ,do micro- crédito, da qualificação profissional, e nós estamos muito empenhados e muito animados com essa pespequitiva em Minas Gerais.

Quer disse, esta secretaria quer dar os braços, as mãos as pessoas que necessitam de um apoio,de um atendimento, mas quer fazer com que elas desenvolvam a capacidade de depois caminharem sozinhas?

Exatamente!! Eu sou assistente social em formação, e desde a universidade eu aprendi que o que as pessoas precisam é de oportunidades, o jovem precisa de ensino de qualidade, precisa da  qualificação profissional,  o agricultor precisa do assessoramento técnico, do crédito, do apoio a comercialização,gestão de negócios, e esse é o papel do poder público. Agora é lógico que existem situações mais drásticas (situações de abandono, e de violência) nestes casos o poder público deve agir prioritariamente.

E vocês esteve na região de Quinta a Sábado?

É, o governador Pimentel tem recomendado aos secretários esta presença mais vigorosa nos municípios,  infelizmente em Minas, durante muito tempo o governo do estado ficou muito distante dos municípios, principalmente os com menor população.  Nós estamos invertendo esta lógica, pois é nos municípios que as pessoas vivem, é lá que estão as políticas públicas. Eu estou desde Quinta feira na região visitando instituições como o próprio abrigo aqui em Miradouro ( o São Vicente de Paulo) visitando os centros de referências da assistência  social, equipamentos de saúde e da educação, nós temos uma pespectiva de trabalho integrado, e também colhendo frutos do nosso trabalho, não só como secretário ,mas também com deputado estadual. uma vez que aqui na região eu tenho uma votação importante, e aqui nós tivemos a oportunidade de destinar enquanto deputado várias emendas parlamentares, inclusive para a cidade de Miradouro.  

Pra Miradouro você pode destacar alguma  das emendas que  trouxe verbas para a cidade?ama71

Nós estamos tendo neste sábado a inauguração dos vestiários do campo do AMA, é uma ação importante, anteriormente já havíamos enviado verbas para a construção do alambrado. Nós sabemos que o futebol e que o lazer é um fator de agregação e de convívio para jovens e adultos, então esta foi uma emenda importante. Mas nós temos aportado verbas para a política assistência social, para a aquisição de veículos que fortaleçam o trabalho da AS, e também como secretário Miradouro como os demais estão recebendo recursos rigorosamente em dia da AS.  ama72

Você continua como deputado ou se afastou pra assumir a secretaria?

O deputado ele tem que se licenciar de acordo com a legislação, agora a prerrogativa das emendas principalmente emendas que já havia sido destinadas elas ocorreram no ano de 2015 e isso permitiu o atendimento aqui da cidade de Miradouro.

Eu tenho observado que o governo do estado realmente tem feito um trabalho diferente como é o caso dos fóruns regionais, eles teriam o objetivo de se aproximar mais do municípios?

São dois objetivos.  Primeiro é exatamente ouvir da população o diagnóstico, as necessidades de cada território em desenvolvimento. Nós sabemos que as informações técnicas, pesquisas e estatísticas são muito importantes, mas ninguém  melhor do que a própria população para apresentarem suas demandas e necessidades. Isto está compondo  o chamado planejamento participativo do estado. Nós estamos planejando nossas ações de acordo com as prioridades escolhidas nas regiões. Inclusive na minha secretaria é assim.

Agora o outro objetivo dos fóruns regionais é estabelecer uma ação integrada de governo. Muitas vezes  os próprios órgãos de governo na região não se comunicam, a saúde ,a educação, a EMATER, a polícia, o desenvolvimento social, então, os fóruns regionais tem o objetivo de ouvir a população ,para que ela não apenas discuta prioridades, mas  também acompanhe e avalie as ações de governo, mas também tenha uma ação intersetorial do próprio governo na região.

E acaba unindo as secretarias e esses órgãos públicos.

Exatamente, na prática nós temos ouvido que antigamente as pessoas sequer se conheciam. As vezes o superientendente da educação não conheciam o superientendente da saúde, não sabia onde ficava a EMATER, não sabia onde ficar o escritório do desenvolvimento social , então esta integração facilita e melhora os resultados. Nós estamos vivendo um momento de recursos limitados, e quando ele é limitado você tem que ter criatividade, tem que ter competência, e também tem que desenvolver bons projetos. Tem que aplicar bem, gastar bem, gerando bons resultados e é isso que o governo de Minas está fazendo neste momento.

Nós queremos deixar você a vontade para sua considerações finais, e muito obrigado pela entrevista.  

É  uma alegria retornar a Miradouro, como eu já disse Miradouro é uma cidade muito próxima da nossa ação, e eu fico muito feliz de estar hoje com a possibilidade de estar secretário de trabalho e desenvolvimento social, temos um secretário de agricultura com relações e vínculos familiares aqui em Miradouro, que é um grande secretário, João Cruz.Então acho que Miradouro agora tem dois secretários de estado muito próximos, que desfrutam de uma amizade, e eu tenho certeza que esta ação integrada nossa aqui vai  beneficiar não só Miradouro mas toda região. Muito obrigado a todos.                  

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *