HOJE: 15 DE ABRIL É DIA DO SOLO.

SOLODia Nacional da Conservação do Solo é comemorado no dia 15 de abril. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento do americano Hugh H. Bennett, considerado o pai da conservação dos solos nos Estados Unidos e o primeiro responsável pelo Serviço de Conservação de Solos daquele país. Muito talentoso para a escrita e a oratória, Bennett também é reconhecido como grande comunicador. Seus discursos levaram as ideias conservacionistas através do mundo.
Este dia foi instituído no Brasil pela Lei 7.876, em 13 de novembro de 1989, por iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e surgiu com o objetivo de aprofundar os debates sobre a importância do solo como um dos fatores básicos da produção agropecuária e a necessidade de seu uso e manejo sustentáveis.
Para reforçar a necessidade de preservação “o solo é um componente essencial dos sistemas de produção e dos ecossistemas terrestres. No entanto, é também um recurso frágil e não renovável”. Ou seja, precisa de tanta atenção quanto qualquer outro recurso da natureza.
A falta de cuidado com a terra pode causar seca, degradação do solo, e isso colabora para o aquecimento global. Além disso, as pessoas perdem um espaço onde poderiam cultivar alimentos, o que, consequentemente, afeta a questão social, com o problema da fome.
Dá para fazer a sua parte no lugar onde você mora, com algumas atitudes conscientes. Por exemplo: qualquer tipo de óleo não deve simplesmente ser jogado na terra, mas precisa ser enviado para os postos de coleta adequados. Para quem tem hortas em casa, o melhor é deixar de lado os inseticidas e encontrar formas naturais de espantar as pragas. Além disso, o lixo deve sempre ir para o lugar correto. E lembre-se que é sempre importante incentivar essas práticas entre sua família, seus vizinhos e conhecidos.

13 dicas para ajudar na preservação do solo

Sem títuloO descarte excessivo e incorreto de lixo e a má utilização prejudicam o solo. Boa parte dessa poluição é causada pela indústria e por cada pessoa individualmente. As consequências dessas ações são sentidas na saúde de plantas, dos animais e do ser humano. Para mudar essa história e ajudar na preservação do solo é preciso tomar atitudes simples dentro e fora de casa. Confira e colabore:

1 – Procure reciclar, reduzir ou reutilizar o lixo gerado, sempre que possível;

2 – Não descarte medicamentos e demais produtos farmacêuticos, como seringas e ampolas, no lixo comum ou vaso sanitário. Separe-os e entregue na farmácia mais próxima;

3 – Prefira produtos orgânicos, pois os produtores buscam preservar a saúde do solo;

4 – Elimine o uso do plástico ou utilize objetos reutilizados;

5 – Reduza a geração de lixo doméstico e monte um sistema de compostagem;

6 – Escolha produtos com pouca embalagem e biodegradáveis;

7 – Substâncias tóxicas e nocivas não devem ser descartadas pelo ralo, pois por meio da água irá entrar em contato com o solo;

8 – Faça a manutenção dos veículos motorizados periodicamente;

9 – Denuncie casos de má utilização do solo ou descarte incorreto de resíduos;

10 – Use fertilizantes naturais e compostos orgânicos em hortas e jardins;

11 – Evite fazer o uso de químicos, pesticidas, herbicidas e fungicidas em cultivos de plantas;

12 – Promova ações de reflorestamento e preservação de florestas;

13 – Plante árvores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *