EM SÃO FRANCISCO DO GLORIA: O POVO APROVA MUDANÇA DE COMARCA PRA MIRADOURO

ACOMPANHAMOS COM EXCLUSIVIDADE

sfg- penultima

Aconteceu no inicio da noite desta sexta feira (14-03-14) em São Francisco do Gloria uma audiência pública no auditório da Escola Municipal Antonio Franco Laviola, situada na Rua Jacinto Antonio Bissiati.

O referido evento teve por objetivo mobilizar a opinião pública em torno da proposta de transferência de jurisdição do Município de São Francisco do Glória da Comarca de Carangola- MG para a Comarca do Município de Miradouro- MG.

Entre as pessoas que estiveram na mesa diretora esteve representante da polícia Militar; o presidente da Câmara de S.F.G – Aristóvão Pires que apoia a transferência ; Juiz da Comarca de Miradouro- Doutor Antônio Augusto Pavel Toledo; Vice- prefeito o Walace Ferreira Pedrosa; e o prefeito de Vieiras- Valdinei Chicarelli.

O Doutor Antônio em sua palavra disse que a cidade de S.F.G. seria bem vinda a Comarca de Miradouro. Logo após foi dada a comunidade presente direito a perguntas pra solucionar as dúvidas, elas foram prontamente respondidas pelo Juiz Doutor Antonio.

Entre as perguntas um cidadão perguntou se não seria o caso de um plesbicito, Doutor Antônio disse que talvez seria uma maneira interessante de ter a opinião todos, mas que era preciso ver a lei orgânica do Município, mas que isso poderia demorar mais tempo pra resolver a questão.

O prefeito José Bissiati Filho disse: “Não é necessário referendo, já que este é um desejo da população, que inclusive a 8 anos atrás isso já foi discutido, e que na época representantes da comarca e políticos de Carangola interferiram, fazendo várias promessas pra cidade não sai da Comarca, promessas que não foram cumpridas, inclusive o asfaltamento até Carangola no trajeto pela Residência. Esse é um pedido do povo, quero a opinião dos vereadores também”.

Na palavra dos Vereadores:

Nicolau Mendonça: “Essa mudança é um anseio da população de São Francisco, pois em Carangola tá difícil até pra estacionar, e que em Miradouro as portas do Fórum estaria mais abertas a população”.

Marcilon Altino: ” O povo só tem a ganhar”

Antônio Jacinto Bissiati: ” Parece que tem 5 funcionários trabalhando em Carangola sendo pagos pelo nosso município, e Carangola com seus representantes nunca nos procurou pra dar explicações, nem pra dizer que não iriam cumprir o que prometeram”.

Cleber Lúcio ( Cleber Aurora): “Uma viagem para Carangola, poderia fazer 3 pra Miradouro, a viabilidade para essa nova comarca é evidentemente melhor.”

Inácio Donizete Ricardo : ” Algumas pessoas dizem que Juiz por estar dando apoio para a mudança poderia facilitar processos contra o políticos do Município”.

O que foi respondido pelo Senhor Juiz Doutor Antônio: “O Juiz tem que julgar de acordo com a Lei, por exemplo: Eu tenho uma boa relação de amizade com o Prefeito Nei de Vieiras, mas houve momentos em que eu apliquei a penalidade contra ele. Mas eu sei separar amizade , dos meus trabalhos como Juiz, eu aplico a lei. Bom seria a criação de uma comarca envolvendo São Francisco e Fervedouro, mas não é possível devido a quantidade de eleitores”.

Após a opinião dos vereadores que quiseram opinar, foi feito uma colheita das opiniões do povo, onde 100% dos presentes confirmaram o desejo de que São Francisco do Gloria viessem para a Comarca de Miradouro.

Na sequência, o Prefeito Ney disse: “Seja bem vindos a Comarca de Miradouro. Ao final dos trabalhos o prefeito Bissiati disse a nossa reportagem: ” Ainda falta algumas medidas para essa mudança, hoje foi um passo importantíssimo, agora vamos encaminhar essa aprovação popular para os Deputados Estaduais que trabalham pela nossa região, pra que eles votem e aprovem na Assembléia Legislativa de Minas esse desejo do nosso povo.

O Perguntamos ao Juiz doutor Antônio o que quer dizer para o povo de S.F.G. essa mudança para Miradouro?

” Proximidade, os processos seriam julgados com maios rapidez devido o volume de processos da comarca de Miradouro serem bem menos que os de Carangola que tem muito mais processos pra serem julgados. E até mesmo uma economia para os cidadãos devido a distancia ser menor.

Em conversa com os vereadores após toda reunião, eles nos disseram que todos os 9 vereadores do município, situação e oposição concordam com essa mudança.

Vale ressaltar que a comarca eleitoral continuaria em Carangola, e que pra mudar seria preciso fazer uma solicitação ao TSE (Tribuna Superior Eleitoral).

 

 

sfg- penultima01

sfg- penultima02 sfg- penultima03 risada
sfg- penultima03 risadaParece até que o prefeito estava contando uma piada, mas não era. Ele perguntou para o Juiz se tinha lugar pra estacionar em Miradouro, pois Muriaé e Carangola tá difícil.

sfg- penultima03

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *