Foi realizado na manhã de hoje uma programação especial na praça Santa Rita, onde foi comemorado o dia de combate a exploração de crianças e adolescentes. O dia é comemorado depois do registro de uma exploração de Araceli, uma criança no Espírito Santo, crueldade que ganhou grande destaque na mídia, e ficou denominado que este dia 18 de Maio seria o dia pra se combater a exploração de crianças e adolescentes no país. A campanha contou com a presença das crianças da APAE, as escolas Municipais ENDOT e ENDAL, com a apresentação de meninos das oficinas do CRAS, alunos do taekwondo e capoeiras, equipe do CRAS e Conselho Tutelar. Foi realizado um teatro orientando como se prevenir deste abusos, foi explicado o porque da data.
CONHEÇA MAIS SOBRE O CASO DA MENINA ARACELI.
“No dia 18 de Maio de 1973, uma menina de 8 anos de idade foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado, e seus agressores, jovens de classe média alta nunca foram punidos. A data ficou instituída como o dia Nacional de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, a partir da aprovação da lei federal n° 9.970/2000. O “caso Araceli” como ficou conhecido, ocorreu há 40 anos, mas infelizmente, situações absurdas como essas ainda se repetem.
No Brasil o “disque 100”, criado pela secretaria de direitos humanos da presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes. Os dados mostram que de Março de 2003 a Março de 2011, o “disque 100 recebeu 52 mil denúncias de violência sexual contra este público, sendo que 80% das vítimas são do sexo feminino.
O “disque 100” funciona diariamente de 08 as 22 horas, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo Brasil por meio de discagem direta são gratuitas pelo número 100.
A intensão do 18 de Maio é destacar a data para mobilizar e convocar toda sociedade para participar desta luta e proteger nossas crianças e adolescentes. A data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infantil, e de adolescentes. Denuncie, dique 100, ou procure o conselho tutelar de sua cidade.” Texto Ambrosina- Secretária de Assistência Social de Miradouro
Em Miradouro o Conselho Tutelar está na Rua Coronel João Freitas popularmente conhecida como Rua da Cadeia”, sobre o Clube Recreativo