EM JUIZ DE FORA: REPRESENTANTES DE SÃO FRANCISCO DO GLÓRIA PARTICIPAM DE FÓRUM REGIONAL.

sfg01Foi realizada na última segunda-feira, dia 23, em Juiz de Fora, mais uma etapa (devolutiva) do Fórum Regional Território Mata. O encontro tem por objetivo marcar oficialmente a participação popular na elaboração, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas regionalizadas.
Os representantes da região de Muriaé no Território Mata (composto por 11 municípios no total) são: o vereador Nicolau Mendonça, de São Francisco do Glória, Getúlio Gomes, de Fervedouro; o prefeito Waldinei Chicareli, de Vieiras; e o assessor da Secretaria de Governo, Wagner Chicareli de Andrade.
Nas rodadas anteriores foram debatidos os problemas/necessidades coletados por meio dos formulários de diagnóstico e por grupos temáticos, que foram analisados pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e categorizadas entre demandas de Custeio, Gestão, Pessoal e Investimentos. O material tratado foi enviado para todas as Secretarias, que ficaram responsáveis por indicar os caminhos possíveis para a solução de cada uma delas.
Nesse encontro foram apresentadas as respostas que as Secretarias Estaduais de Governo entregaram a partir dos diagnósticos feitos anteriormente, nos eixos: Desenvolvimento Produtivo, Científico e Tecnológico; Infraestrutura e Logística; Saúde e Proteção Social; Segurança Pública e Educação e Cultura.sfg02Sobre os Fóruns:
A população de cada território é convidada, periodicamente, a participar de reuniões, debates, assembleias, grupos de trabalho, câmaras temáticas, dentre outros instrumentos, que deverão garantir espaços democráticos, O principal objetivo é subsidiar o planejamento e as ações de Governo para a promoção do desenvolvimento econômico e social.
Os Fóruns vão fazer o levantamento de prioridades de cada território para que os dados possam orientar a elaboração do PPAG (Plano Plurianual de Ações Governamentais), PMDI (Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado) e LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias).
A ação busca envolver representantes do Governo do Estado, de órgãos federais de expressão regional, prefeitos, vereadores, entidades empresariais e sindicais e representações do Poder Legislativo estadual e federal. Representantes da sociedade civil serão maioria nos colegiados executivos.sfg04 sfg03

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *