NO MUNDO: A BOCA DO INFERNO

INFERNO03A cratera chamada de ‘Porta para o inferno’ tem atraído muitos turistas para o deserto de Karakum, no Turcomenistão, na Ásia Central. Com 70 metros de diâmetro, o buraco fica na vila de Derweze, a leste do Mar Cáspio e 260 quilômetros ao norte da capital Achkhabad.

A área tem uma quantidade significativa de petróleo e gás natural. E o “incêndio” começou quando geólogos da ex-União Soviética perfuravam a região, em 1971, para obter gás. O chão sob a plataforma cedeu e abriu o buraco.

O poço de fogo foi o resultado de um erro de cálculo simples por cientistas soviéticos, em 1971. Os geólogos perfuraram uma caverna subterrânea para obter gás. O chão sob a plataforma cedeu e abriu o buraco.
Temendo que a cratera que emitisse gases venenosos, os cientistas tomaram a decisão de colocar fogo, pensando que o gás iria queimar rapidamente. Mas as chamas não acabaram em mais de 40 anos, em um símbolo poderoso das vastas reservas de gás do Turquemenistão. Enquanto isso, visitantes viajam até lá para conferir o fenômeno de perto.INFERNO02INFERNO01

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *