EM JUIZ DE FORA: OPERAÇÃO DE COMBATE AS DROGAS PRENDE 14 PESSOAS EM JF

DROGAS JF01Na manhã de terça-feira (10), equipes da Polícia Federal, em prosseguimento a Operação denominada “Athos”, implementou diligências em vários estados. A Operação Policial, com o fito de desmantelar quadrilhas envolvidas no tráfico ilícito de drogas, foi ativada em MG, RJ,SP, SC e PR.

presosEm Juiz de Fora doze pessoas foram presas e conduzidas para a sede da Polícia Federal e seguiram para o CERESP. E dentre os presos estavam empresários, policiais militares e até um juiz. Um sargento da PM, também foi preso, mas continua em Juiz de Fora, no 2º Batalhão.

juizO juiz da Vara de Execuções Criminais de Juiz de Fora, Amaury de Lima e Souza, é o alvo principal da Operação para desarticular uma das maiores quadrilhas de traficantes de drogas do país e lavagem de dinheiro. Segundo apontam as investigações, o magistrado recebia propina para beneficiar os bandidos com decisões judiciais favoráveis. Membros de uma organização criminosa de São Paulo estão entre os investigados.

Na madrugada desta quinta-feira, o juiz foi preso em flagrante pela PF, em Juiz de Fora, por porte ilegal de armamento. Ele foi conduzido para a Superintendência da PF em Belo Horizonte. Em seu sítio foi encontrado um arsenal de armas de uso restrito e explosivos. Apesar de não ter decidido a favor da prisão pela suspeita de envolvimento com o tráfico, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) afastou Amaury de Lima e Souza do cargo por tempo indeterminado e abriu uma investigação interna. Os mandados de busca e apreensão nos imóveis foram deferidos.
Grande quantidade de droga, dinheiro, uma pistola da marca Glock, munições, aeronaves, automóveis e caminhões foram apreendidos, tendo também ocorrido o bloqueio de vários bens (móveis e imóveis).
Um barracão que funcionava como laboratório de refino de drogas foi localizado na cidade durante a operação. Segundo o delegado Cláudio Dornelas, em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (11), o local fica às margens de uma rodovia e pertence a um dos presos pela operação desencadeada nesta terça-feira (10).
Em todo o país, 19 pessoas foram presas durante a operação com objetivo em desmontar uma quadrilha de tráfico internacional de drogas, que agia em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Destes, 12 foram detidos em Juiz de Fora. Os envolvidos transportavam drogas da Bolívia e do Paraguai de avião para o interior paulista e faziam a distribuição em cidades do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e da Região Nordeste.
Ainda no local foram apreendidos 270 quilos de maconha, 6,5 quilos de cocaína e 34 quilos de substância branca utilizada para refino de droga. Além disso, havia macacos hidráulicos, liquidificadores, peneiras, prensas, forno, balanças manuais e eletrônicas e uma bateria de caminhão, cujo ácido é utilizado no refino. “Além de comprarem fora, estavam processando a droga aqui. Havia muitos insumos e materiais de refino”, explicou o delegado. Nove veículos também foram apreendidos em Juiz de Fora.

O delegado afirmou ainda que a base da quadrilha era Juiz de Fora, já que os principais suspeitos são da cidade e que faziam lavagem de dinheiro no município por meio de compra de imóveis e veículos de luxo. “A quadrilha atuava a nível municipal, regional, nacional e internacional. Alguns suspeitos tinham passagens pela polícia e eram traficantes conhecidos”, relatou.
A operação contou com cerca de 250 policiais federais, que cumpriram 38 mandados de busca e apreensão e nove de conduções coercitivas,quando a pessoa é levada para prestar esclarecimentos.

O nome da operação, Athos, vem da mitologia grega e significa “aquele que nada teme”. Do total de detidos nesta terça-feira, 12 foram conduzidos em Juiz de Fora. De acordo com o delegado regional de Investigação em Combate ao Crime Organizado de Minas Gerais, Paulo Henrique Barbosa, todos serão indiciados por organização criminosa e, se condenados, podem pegar até 20 anos de prisão.DROGAS JF02 DROGAS JF03 DROGAS JF04 DROGAS JF05 DROGAS JF06

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *