VISITAMOS O ILPI OZANAN (INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANENCIA PARA IDOSOS) EM MURIAÉ

abrigo00Fomos a Muriaé na tarde desta segunda feira (4), e aproveitamos para levar algumas doações feitas por uma Miradourense que tem uma pequena loja na cidade de Miradouro na Marechal Floriano, trevo com a rua São Vicente de Paulo. Fui muito bem recebi pelo diretor da instituição o Elder Moreira e pelo Maycom Lima que é o gerente administrativo do abrigo, que nos concedeu entrevista. Você pode ouvir nosso bate papo apertando o play abaixo:

abrigo01PR: Maycon, fale um pouco sobre o trabalho de vocês:

ML:  A obra unida Lar Ozan é uma instituição de longa permanência para idosos, onde antigamente ouvíamos muito falar de asilo, embora temos tentado desfocar esta palavra um pouco massante do passado, e onde gerou agora ILPI. O lar Ozanam hoje, possui uma capacidade máxima para 48 idosos,  onde tem alguns parâmetros da RBC da vigilância sanitária que rege uma quantidade de metros quadrados para cada idoso, o que leva a esta capacidade hoje. Esse idoso a ser acolhido ele tem alguns parâmetros, onde é feita uma bateria de exames,  tanto que temos uma equipe técnica que  vai até a casa dele, faz um estudo social, com uma psicóloga, um enfermeiro e 1 assistente social.   Eles coletam o máximo de informações, onde temos um livro de espera de idosos necessitando e esperando vagas. Nessas visitas nós analisamos o perfil de quem realmente precisa, vemos o quadro da instituição.

PR: Quantos idosos estão hoje no ILPI Lar Ozanam?

ML: Na nossa instituição hoje nós estamos com 46, embora não tem vagas  mais pois já estamos concluindo o cadastro de outros 2 novos idosos

PR: Acontece de uma pessoa com muitos filhos acabar tendo que vir  aqui para o ILPI?

ML: Antigamente até que existia, embora foi mudado o regimento interno da instituição onde hoje existem algumas exigências legais para se prestar atendimento , onde analisamos aquele que realmente está necessitando, porque tem caso que se deixarmos a família dá o abandono total e coloca a responsabilidade toda em cima da instituição, e a gente tenta que a família realmente seja o responsável legal pelo idoso, e nós vamos prestar cuidados aquele que realmente necessita este abrigo da sociedade São Vicente de Paulo.

PR: Quais são os cuidados que estes idosos recebem aqui?

ML: Hoje nós oferecemos cuidados que proporcionem uma boa qualidade de vida para eles. Nós temos no quadro de profissionais um diretor, administrador, temos também assistente social, psicóloga, nutricionista, farmacêutica, enfermeiros, técnicos de enfermagem, cuidadores de idosos, enfim, uma série de profissionais pra poderem proporcionar uma qualidade de vida, trabalhando com amor e carinho, tentando fazer o diferencial da sociedade.

PR: Na verdade muitos deste idosos que não encontraram na sociedade esta atenção e este carinho que necessitavam e acabaram encontrando aqui.

ML: As vezes nem sempre nós temos pessoas específicas como estes profissionais em casa  pra  poder dar assistência necessária, por exemplo:  enfermeiro para dar uma medicação, ou uma insulina para quem é diabético e aqui nós temos estes profissionais.

PR: Como a sociedade pode colaborar com o ILPI Ozanam?abrigo08 abrigo09No altão ao lado do Planalto, onde muito evangélicos vão ao monte pra orar, imagine o frio e o vento nos dias de inverno?  

ML: Nós temos uma necessidade mensal tanto da parte de leite, que somos carentes, ainda na parte de fraudas geriátricas em especial do tamanho G, os outros demais fica voluntario de cada pessoa, como esta colaboradora de Miradouro que nos doou meias que nesta época é muito bem vinda, que se usa muito. O que as pessoas quiserem doar será bem vindo.  Pode se trazer também  prestobarba, produtos de limpeza.

PR: Quem quiser fazer visitas, qual é o horário? Clique a seguir:ML: Abertas todos os dias, incluindo sábados , domingos e feriados de 14:00 as 16:00 e a gente até reforça que a sociedade possa estar dando mais atenção, pois aqui muitos tem a sua carência familiar, as vezes nem sempre a família pode estar vindo, ou seja: Não é a mesma coisa, mas a gente tenta transmitir aquele carinho e aquele amor, pra que eles não tenham uma carência tão grande.

PR: então a visita das pessoas é um adicional positivo para a vida os idosos.

ML: Sim, com certeza, a gente não precisa só de produtos como já falamos, mas sim afeto, uma palavra amiga, e isso faz a grande diferença.

PR: Agradeço pela atenção dada a nossa reportagem.

ML: Eu agradeço em nome de toda instituição a colaboração desta miradourense, deixando o convite pra nos visitar quando quiserem, e lembro que nós vamos ter nossa festa julhina que aliás está com quase todos os ingressos já vendidos. Será no dia 16/07/16 a partir das 19:00 horas, mas quem desejar vir participar conosco é só ligar para  (32)  3722-4367 ou por email: ilpilarozam@gmail.com. Obrigado!!

abrigo05 abrigo06 abrigo07PR: Quem  desejar colaborar com esta instituição ou outros ILPI de sua cidade é muito importante. Afinal hoje somos jovens, estamos com saúde, trabalhando. Mas ninguém sabe se um dia pode precisar de um abrigo destes. Hoje eu sou o repórter, com muinhas energias busco as informações pra todos os nossos internautas e ouvintes, mas se Deus continuar me dando saúde e anos de vida, pode ser que eu mesmo venha a precisar.

Foi muito boa esta visita, me fez enxergar a vida de um ângulo que eu ainda não tinha visto. Quando me encontrei com os idosos era por volta de 17:20, eles já estavam jantando, sendo que eles fazem 5 refeições diárias.

Lá tem uma senhora chamada dona Fausta, ela tem diabetes e as vezes chega a ficar triste com os visitantes, pois eles levam doces para os outros idosos, não levam nada diet, e ela não pode comer, onde ela se entristece. E dizem que todas as vezes que alguém morre ela diz:  “Era pra eu ter morrido”. Curiosamente ela foi muito dócil comigo e disse: “Você é um bom homem, foi um prazer ter conhecer.”  Na próxima vez que eu for a Muriaé vou levar algo que ela possa comer. Se algum internauta quiser fazer o mesmo, façam. Se você não pode visitar este abrigo,  pode visitar o mais perto de sua casa em sua cidade.abrigo02 abrigo03 abrigo10autoescolavieiras

4 comentários sobre “VISITAMOS O ILPI OZANAN (INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANENCIA PARA IDOSOS) EM MURIAÉ

  1. Lindíssimo trabalho! Parabéns, Elder , Maycon e todos os demais funcionários dessa Instituição. Que Deus esteja sempre abençoando este Lar!!!

  2. sou orlando nascido sao paulo e cresci em muriae desde 1956 ate 1992 eu sai para trabalhar em teresopolis estou aqui aposentado /ja com 68 de idade e desejo pregar a verdade do evangelio aos senhores e senhoras que se aposentaram e querem ser salvos DAS IGREJAS QUE ENSINAM SEUS MEMBROS A DANÇAR ,QUE ESTA FORA DA DOUTRINA DE JESUS CRISTO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *