NÓS PUBLICAMOS UMA MATÉRIA NO DOMINGO FALANDO SOBRE DESCARTE DE MEDICAMENTOS DE FORMA IRREGULAR. SECRETÁRIA DE SAÚDE E EQUIPE DERAM EXPLICAÇÕES SOBRE O ASSUNTO:

Neste Domingo (03) nossa produção publicou a seguinte matéria:MATERIASOK3Esses remédios foram jogados no meio da rua Pedro Raio, na rua de cima do Japão. Um internauta nos enviou as fotos. Isso é proibido por lei, até porque uma criança pode ingerir estes medicamentos, podendo causar grandes males. Não sabemos se este estão lá ainda. Fica uma pergunta, quem os jogou naquele local?

A secretária de saúde de Miradouro a Salesiane Paiva procurou nossa reportagem na manhã desta segunda(4) para falar sobre o assunto. 

Ouça a entrevista, foi esclarecedora e ao mesmo bem humorada, clique no play a seguir:

secretaria de saudeSecretária de saúde Saleziane Paiva, Janaína que é farmacêutica responsável pela vigilância sanitária e Josiane de Lima que é farmacêutica responsável da secretaria municipal de Saúde respectivamente.

“Como eu conferi na reportagem no site, teve estes medicamentos descartados de forma irregular, trazendo riscos para a população, principalmente para as crianças. Nós temos uma empresa que é responsável  por esta dispensação de medicamentos. Toda medicação que vence,  que chega até a secretaria vencidos, ou que por acaso vencer na secretaria, juntamente como objetos cortantes como seringas usadas no Hospital, quanto no PSFs, todos esses resíduos são captados por esta empresa que faz o descarte deles de forma correta mensalmente.” Disse Saleziane Paiva.

Conversamos também com a Janaína que é farmacêutica responsável pela vigilância sanitária, e ela faz as inspeções nos estabelecimentos comerciais. 

” As farmácias e drogarias do município também fazem descarte de medicamentos, elas automaticamente pra terem o alvará sanitário, elas tem que ter um contrato com uma empresa, elas tem que ter um plano de resíduos sólidos e neste plano o contrato com a empresa, se não elas não tem o alvará para funcionamento.” Disse Janaína.

Falamos com a Josiane de Lima que é farmacêutica responsável da secretaria municipal de Saúde de Miradouro. Nós temos essa mania de descartar no lixo tudo que não está prestando,  se não tá servindo joga no lixo, tipo: “O cachorro morreu, joga no lixo. Tem dona de casa que o marido não tá prestando, quer jogar ele no lixo!! Do mesmo jeito que tem marido querendo jogar a mulher no lixo!! Tudo quer jogar no lixo, até os medicamentos vencidos, isso é certo?

A forma correta que se deve fazer com os medicamentos vencidos é que eles sejam incinerados, eles não podem ser jogados na água, nem enterrados, nem queimados em casa. Eles tem que ser queimados em um forno próprio. Por isso as prefeituras já tem esse contrato com  empresas  especializadas, porque os vapores que eles liberam durante a incineração também são químicos. Essas empresas tem filtros específicos. Disse Josiane

 Perguntamos a ela se era possível que uma pessoa tenha aquela quantidade de medicamentos e que jogou eles naquela rua.  Ela respondeu que sim, pois muitas vezes se assusta com o número de cartelas e comprimidos que uma só pessoa costuma levar pra devolução ao posto de medicamentos da farmácia municipal. Pode ser que alguém tenha jogado no lixo e cachorros podem ter rasgado a sacola. 

As 3 funcionárias da área de saúde fizeram um apelo a população, pois muitas vezes os médicos mudam a medicação, e se aquele remédio ainda está dentro do prazo para consumo é importante que as pessoas levem eles até o posto municipal, que a secretaria de saúde poderá doar estes para outras pessoas. E se estiver vencido, mesmo assim, leve-os que eles serão colocados nos lotes vencidos para que sejam levados para descarte na empresa Campos GR.

Foi falado também que se uma pessoa joga o medicamento na água é possível que um peixe engula o comprimido ou o líquido e venha a contaminar quem possivelmente comer aquele peixe. Portanto você internauta agora sabe, nunca jogue medicamentos no lixo ou na água, ou muito menos enterre. Vá até a secretaria de saúde de sua cidade, ou nos PSFs, e entregue medicamentos vencidos ou em dia que não forem usados.drrubenstopo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *