POLICIA CIVIL FEMININA DE MURIAÉ REALIZA EVENTO EM COMEMORAÇÃO A LEI MARIA DA PENHA.

POLICIACIVIL MULHER7Um grupo de policiais civis femininas de Muriaé realizaram um evento em comemoração aos 10 anos da lei Maria da Penha. Foram instaladas algumas barracas na praça João pinheiro. Os trabalhos se iniciaram por volta das 13 horas desta quinta 25/08. Foram distribuídos panfletos informativos, entre outras atividades. A programação teve o apoio do Rotary de Muriaé e virou uma matéria especial da TV Atividade de Muriaé.POLICIACIVIL MULHER52SOBRE A LEI:
A Lei Maria da Penha, denominação popular da lei número 11.340, de 7 de agosto de 2006, é um dispositivo legal brasileiro que visa aumentar o rigor das punições sobre crimes domésticos. É normalmente aplicada aos homens que agridem fisicamente ou psicologicamente a uma mulher ou à esposa. No Brasil, segundo dados da Secretaria de Política para Mulheres, uma a cada cinco mulheres é vítima de violência doméstica. Cerca de 80% dos casos são cometidos por parceiros ou ex-parceiros.

Decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 7 de agosto de 2006, a lei entrou em vigor no dia 22 de setembro de 2006, e já no dia seguinte o primeiro agressor foi preso, no Rio de Janeiro, após tentar estrangular a ex – esposa .

O caso nº 12.051/OEA, de Maria da Penha Maia Fernandes, foi o caso homenagem à lei 11.340. Ela foi vítima de violência doméstica durante 23 anos de casamento. Em 1983, o marido por duas vezes, tentou assassiná-la. Na primeira vez, com arma de fogo, deixando-a paraplégica, e na segunda, por eletrocussão e afogamento. Após essa tentativa de homicídio ela tomou coragem e o denunciou. O marido de Maria da Penha só foi punido depois de 19 anos de julgamento e ficou apenas dois anos em regime fechado, para revolta de Maria com o poder público. POLICIACIVIL MULHER POLICIACIVIL MULHER2 POLICIACIVIL MULHER3 POLICIACIVIL MULHER4drrubenstopo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *