Somos da equipe da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e viemos fazer um importante convite a você. Se você não está frequentando a escola, imaginamos que tenha seus motivos para ter interrompido os estudos: trabalho, família, dificuldades para chegar à escola, ou mesmo porque deixou de se interessar pelos estudos. São muitos os motivos que têm levado vários de vocês, jovens, a deixarem de frequentar a escola, mas precisamos mudar esta situação.
Por isso, a Secretaria de Educação, juntamente com todas as escolas da rede, lançou a Campanha VEM. Essa Campanha faz parte do movimento Virada Educação Minas Gerais e tem o objetivo de chamar os(as) jovens que interromperam os estudos de volta à escola.
No ano passado, o movimento Virada Educação Minas Gerais ouviu a juventude para saber o que a escola tinha de bom e em que podia melhorar para ficar mais próxima da realidade dos jovens. A Virada 2015 mostrou que os estudantes desejam: mais participação nas escolas; uma escola mais afinada com as novas linguagens e tecnologias de comunicação; escolas que discutam questões sobre diversidade e inclusão.
Em 2016, uma nova escola começou a ser criada. Com a participação dos jovens, pais, professores, trabalhadores e comunidade em geral, começamos a colocar em prática algumas ações que respondem às demandas da juventude.
CLIQUE A SEGUIR E CONHEÇA as principais ações promovidas pela Secretaria de Educação:
– Campanha VEM 2015, que trouxe 114 mil novos estudantes para o Ensino Médio;
– Ampliação do atendimento na Educação Integral: mais de 2 mil escolas oferecem Educação Integral, com atividades culturais e intervenções na aprendizagem;
– Criação de 8 polos de Educação Integral;
– Fomento à participação juvenil nas escolas;
– Criação da Rede Estadual de Educação Profissional, com oferta de cursos profissionalizantes em 103 escolas estaduais;
– Mais de 1.500 escolas abertas nos finais de semana;
– Criação dos territórios de Iniciação Científica;
– Reorganização do Ensino Médio Noturno;
– Criação de Programas de Elevação de Escolaridade para jovens que ainda cursam o Ensino Fundamental;
– Campanha Afroconsciência;
– Comissão Estadual de Educação Escolar Indígena de Minas Gerais;
– Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva;
– Novas diretrizes para a Educação do Campo;
– Núcleos de Pesquisa e Estudos Africanos e Afro-brasileiros e da Diáspora (Nupeaas); – Programa Convivência Democrática.
Se você deixou os estudos e quer voltar a estudar em 2017, procure a escola estadual mais próxima de sua casa ou local de trabalho e se inscreva. As inscrições estão abertas de 17 de setembro a 28 de outubro de 2016.
Seguiremos conversando e aguardamos por você na escola!
Saudações! Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais