“O território da Serra do Brigadeiro, na Zona da Mata em Minas Gerais, concentra uma das maiores reservas de bauxita do país. A presença deste mineral em nossas terras tem exaltado a ganância de empresas capitalistas que almejam sua exploração. Uma dessas empresas que já minera na região e projeta sua ampliação.
O atual modelo de mineração no Brasil beneficia somente as grandes empresas que destroem os territórios saqueando nossos minérios. É um modelo de exploração que não tem nada a oferecer as comunidades, a não ser destruição de plantações, impactos na saúde, contaminação das águas, aterramento de nascentes e impactos sociais. Este modelo representa um projeto de morte que coloca o lucro acima da vida.
É por isso que não permitiremos o avanço da mineração no território da Serra do Brigadeiro. As comunidades já fizeram a sua escolha, não queremos ficar marcados na história como mais uma região que foi rasgada por este modelo de mineração.
E para mostrar a nossa força e deixar claro para a mineradora que nós não queremos a presença dela em nossas terras, é que faremos uma manifestação em Belisário, neste sábado, dia 29/10, às 16 horas.
Contamos também com seu apoio e presença. Venha participar e demonstrar o seu amor pela nossa terra!!! – Fora Mineradora!!!”Diz o convite da organização da manifestação.
Ouvir no iPhone / Ouvir no Android |