A Polícia Militar de Carangola, após denuncias anônimas via 181, de que um rapaz estaria andando com uma arma de fogo, e que este estaria realizando tráfico de drogas naquela região. Comparecendo neste domingo, 12/ 03/17, por volta das 15:20 numa comunidade rural chamada São Manoel do Boi, onde estariam ocorrendo os fatos.
Entraram num bar de uma senhora (identificada pelas iniciais M.C.), onde abordaram um indivíduo que era o alvo das denuncias, G.M.S de 24 anos, sendo encontrado no bolso dele, um tablete grande maconha, embalado numa sacola pronto para venda, tendo ele dito para os PMs que aquela droga era para ele usar, que não seria para a venda.
A PM foi então até a casa deste jovem, que mora com os pais em uma fazenda, tendo os militares solicitado autorização do pai do rapaz para entrar na casa e fazer uma varredura, o que foi permitido. Observando o quarto do rapaz, nada de proibido foi encontrado, como eles perceberam que o senhor J.C.R de 50 anos estava muito nervoso, eles foram ao quarto do pai do rapaz onde encontraram em seu guarda roupas, uma espingarda calibre 22 e ainda um embornal contendo em seu interior, várias munições e cartuchos, além de materiais para recarregar os mesmos.
Foi informado que o jovem de 24 anos estaria dormindo a alguns dias em uma outra casa próxima a casa de seus pais, e os militares decidiram dar uma vistoria nesta casa, e no local encontraram um outro tablete de maconha, de tamanho maior do que o primeiro, e mais um canivete, mais 3 buchas de maconha , e também materiais utilizados normalmente para embalar drogas.
O pai assumiu a propriedade da espingarda e das munições e o rapaz assumiu a propriedade das drogas, tendo pai e filho comparecido a delegacia de plantão em Muriaé, onde seriam tomadas as medidas cabíveis aos fatos.