Na tarde desta terça feira, a grande mídia regional voltou suas atenções para o distrito de Belisário, que pertence a Muriaé e está a 34 KM da sede, afinal marcou presença o secretário de Estado de Direitos Humanos de Minas Gerais, o petista Nilmário Miranda, ele que veio fazer uma visita oficial ao Frei Gilberto, que tem atuado como um grande representante do movimento “Mineração aqui não”.
Com isso, o representante da Igreja Católica, que pertence a Diocese de Leopoldina, sofreu uma grave ameça, pedindo que ele parasse de falar de mineração, fato que teria ocorrido a quase um mês, onde após uma celebração, o padre recebeu um visitante na sacristia, fazendo ameaças de morte, se ele não parace da próxima vez que este voltasse a coisa não seria boa para o religioso.
As ameças vieram a público, ganhou destaque em vários veículos de mídia em todo o país. Com esta visita o secretário do Governo Pimentel que já estava tomando as medidas cabíveis ao fato, Nilmário Miranda, incluiu Frei Gilberto num programa especial de proteção do governo.
Nilmário Miranda disse que veio a Belisário para prestar este apoio ao Frei e que antes dele vir foi procurado por representantes da empresa, mas que ele disse que primeiro viria ouvir o povo. Atencioso e muito humilde Nilmário ouviu as apresentações e discursos dos presentes, e recebeu toda mídia concedendo várias entrevistas.
Logo no início da reunião num momento de apresentação dos presentes, o prefeito da cidade de Itamarati de Minas foi vaiado, isto porque ele afirmou que depois da saída da mineradora de sua cidade, está complicado administrar devido a falta de recursos, o que não foi bem expressado e entendido pelos presentes. Grego atual prefeito de Muriaé em sua palavra explicou sobre a situação vivida pelo colega. O padre depois em sua palavra também explicou que o prefeito de Itamarati quis dizer que eles foram embora e deixaram os prejuízos ambientais para trás. Afirmou também que este prefeito é um de seus apoiadores, e que não é bom que alguém venha nos dar um apoio e seja vaiado, e como um pedido de desculpas pediu para os presentes que substituíssem as vaias por uma salva de palmas, sendo prontamente atendido pelos presentes que aplaudiram o prefeito de Itamarati de Minas.
O prefeito de Muriaé, Grego, que prometeu em sua campanha lutar contra a instalação de mineradoras no distrito, também foi muito cobrado pelos presentes quanto a necessidade um destacamento policial no distrito que fica a cerca de 40 minutos ou mais, dependendo das condições da estrada.
Um dos representantes da Cressol relembrou que a cooperativa teve que encerrar as atividades no distrito depois de 6 assaltos, já que permanecer no local sem policiamento significaria mais assaltos, e que hoje mercearias e outros estabelecimentos comerciais continuam sendo vítimas de assaltantes.
Grego duramente cobrado, cobrou do secretário Nilmário, alegando que um destacamento de polícia numa localidade é de responsabilidade do estado, mas que ele iria se dedicar a esta causa. Nilmário disse que vai levar este pedido ao Governador Fernando Pimentel, e que isso ajudaria inclusive ajudaria na proteção do líder da igreja Católica.
Nesta situação na qual Belisário como uma das grandes nascentes e abastecedoras do rio Glória, que alimenta em mais de 80 % das águas da estação de tratamento do Densur, frei Gilberto ganhou apoio de várias lideranças evangélicas e não praticantes de religião.
Um dos presentes destacou, “de que adianta os lucros do minério, se a água virar um veneno”. Uma das líderes do programa de agricultura familiar disse que esta havendo um conflito entre os lucros do minério e a agricultura familiar, que nossa região é altamente produtiva.
Vários vereadores estiveram presentes, sendo, Lelei, Reginaldo, Lelei, Jair, Abreu, Dr. José Carlos, Evandro Cheiroso, Ciso e Davi do Sindicato (Rosário da Limeira) e Davi Meirelles (Miradouro). Ainda representantes da política de Laranjal. O miradourense Isaías do Sindicato também esteve presente, também a Gilsilene Mendes, ex vice prefeita de Miradouro, alunos da escola local, cooperativas,empresários, representantes da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Muriaé e vários moradores do distrito.
O Frei Gilberto irá a Belo Horizonte também para discutir sobre o assunto e inclusive em sua fala , o secretário após a reunião disse a nossa reportagem que irá analisar o que deverá ser feito agora, que ele vai expor e colocar de frente as opiniões do povo, a vontade popular, juntamente com o governo do estado e a mineradora.
Segundo ele viu um cenário diferente do que esperava, que não é apenas Belisário que diz não a Mineração, mas diversos representantes da região, inclusive 2 prefeitos dizendo não a mineração. Ele relatou ainda que o ex presidente Lula teria ligado para ele pedindo que acompanhasse o caso de perto, desse todo apoio ao religioso, mas que ele já estava atuando na questão.Disse que acompanhará as investigações da polícia civil. VEJA MUITO MAIS FOTOS, CLIQUE A SEGUIR.
Grande coisa, as pessoas que tiveram a casa invadida por bandido na zona rural, quem que fez reunião a favor deles. Direitos humanos não sei que milagre só defende bandido.
Ao contrário do que fiz o cartaz, é possível sim unir moléculas de oxigénio com hidrogênio para formar água, resultando tbm em eletricidade. O nome disso é eletrólise reversa e Einstein não tem nada a ver com isso. Petistas ignorantes, acéfalos e aproveitadores de holofotes e da ingenuidade do povo simples, estão perdendo a oportunidade de por Belisario entre os locais mais ricos do Brasil. Estranho a mídia não apresentar o outro lado da moeda…