NA GLOBO: ” NINGUÉM ESTÁ BEM, MAS O BRASIL ESTÁ MUITO PIOR” DIZ MIRIAM LEITÃO.

miriam-leitãoSerá divulgada nesta quarta-feira (08), a inflação de setembro. O IPCA é a inflação oficial do país e serve como referência para meta de inflação do governo.

Segundo previsão do professor Luiz Roberto Cunha, a inflação deve ficar em torno de 0,48%. Outras consultorias de bancos também acreditam que o número esteja nessa faixa, um pouco para menos, um pouco para mais. Isso levaria a inflação em 12 meses para 6,65%, ou seja, acima da meta.

Outra previsão será a alta do item alimentos e bebidas. A carne por exemplo terá um aumento de 20% este ano.

A Energia também está pesando. Anteriormente houve uma queda de 15% no preço da energia. Esse ano a alta será de 15% no preço da energia ao longo de todo o ano. No setor de alimentos, o que ajuda são os cereais, porque caíram os preços do milho, trigo e soja.

Outra item que vai subir é transportes, por causa das passagens aéreas. Elas caíram um pouco e tem dois meses que estão subindo.

Nesta terça-feira (07), o FMI divulgou as previsões que sempre faz nessa época. Esse panorama mostrou uma queda da previsão de crescimento em inúmeros países. O Brasil teve a maior queda entre os países grandes e importantes do mundo.

Nessa previsão, caiu de 1,3% para 0,3%. O mundo vai crescer 3,3% e o Brasil apenas 0,3%. Segundo o FMI, os países avançados vão crescer 1,8%, os Estados Unidos vão crescer 2,2%. Nossos vizinhos: Colômbia, 4,8%; Chile, 2%.

Ninguém está muito bem, mas o Brasil está muito pior do que os outros, só não está tão ruim quanto a Rússia, que está isolada do ponto de vista comercial, por causa da guerra. E a Itália, que está muito mal. O Brasil, segundo o FMI, está mal por razões internas e não por razões internacionais.

Fonte: G1 e Verdade Gospel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *