EM LAJINHA: 15 MENINAS PASSAM MAU APÓS TOMAR A POLÊMICA VACINA

HPV Lajinha (4)
LAJINHA (MG) – O terceiro dia da campanha de vacinação contra o HPV – Papiloma Vírus Humano – foi marcado por apreensão na cidade de Lajinha. Na tarde de quarta-feira, 12, quinze meninas deram entrada no pronto-socorro local após terem recebido na Escola Municipal Paulo Hastenreiter Portes a primeira dose do medicamento Gardasil, oferecido gratuitamente pelo Ministério da Saúde. Elas foram liberadas no mesmo dia.

O Vereador Saulo Sanches acompanhou o socorro às alunas de 11 a 13 anos e relatou que o fato foi atípico, pois na parte da manhã, várias estudantes tomaram a vacina e não apresentaram reação adversa. “As alunas foram atendidas pelo médico de plantão e após algumas horas liberadas”, completou o vereador.

De acordo com a Coordenadora de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Lajinha, Verônica Pereira de Souza, as reações estavam dentro do esperado, mas o que aconteceu em Lajinha, pode ter sido causado pelo nervosismo das adolescentes. Ele comparou a quantidade de jovens a uma reação em cadeia: “Foi mais uma questão psicológica nas meninas. Estavam todas juntas.
Quando uma aluna começou a falar que não estava passando bem, as outras começaram a assimilar os mesmos sintomas. Apenas três alunas apresentaram um grau mais elevado de reação adversa à vacina, mas foram medicadas e acompanhadas pelo médico. Pouco depois estavam liberadas,” completa.

Foi realizado um relatório da situação e enviado a Diretoria Regional da Saúde para que seja comunicado ao Ministério da Saúde.

Colaboração: www.portalcaparao.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *