JUVENTUDE CELEBRA DIA DO BOM PASTOR EM LEOPOLDINA. MIRADOURENSES PARTICIPARAM.

catolica leopoldina.2No último domingo, 07, aconteceu em Leopoldina a caminhada da juventude diocesana o  pastor católico, Dom José Eudes. O evento teve início por volta das oito horas com a concentração dos jovens na praça Félix Martins, onde também foi servido um café da manhã.

Logo no início foi apresentada uma reflexão sobre o encontro da imagem de  Aparecida, no Rio Paraíba do Sul, bem como dos primeiros milagres recebidos pela intercessão da padroeira dos católicos no  país. Em seguida, foi rezado o santo terço. Antes da contemplação dos mistérios gloriosos, foram realizadas encenações, preparadas pelas foranias. Dando continuidade, os jovens saíram em caminhada, cantando e dançando nas ruas de Leopoldina, rumo à Catedral de São Sebastião.

A  Missa foi presidida pelo  bispo e pastor, Dom José Eudes, concelebrada pelo assessor diocesano da juventude, Pe. Wanderson Paulo, e pelo assessor da forania de Cataguases, Pe. Rodrigo de Carvalho. Também estavam presentes o Diácono Wallace Andrade, que é o assessor da forania de Muriaé, e os seminaristas Willian, Paulo Emílio e Maycon, além, claro, de um grande número de jovens vindos de todas as seis foranias da diocese.

Durante a homilia Dom José ressaltou, citando o Papa Francisco, a importância de os pastores terem o cheiro das ovelhas. Contudo, é igualmente necessário que as ovelhas vão àquelas tantas outras perdidas nas  comunidades. Esse foi um dos pedidos do bispo aos jovens: ir ao encontro daqueles que estão perdidos e afastados de Jesus. Destacando a relevância de Maria, disse: “Confiemos a Maria esse percurso em que a Igreja se interroga sobre como acompanhar os jovens para acolher o chamado à alegria do amor e à vida em plenitude. Ela, jovem mulher de Nazaré, que em cada fase da sua existência acolhe a Palavra e a conserva, meditando-a no seu coração (Lc 2,19), primeiramente cumpriu esse caminho. Cada jovem pode descobrir na vida de Maria o estilo da escuta, a coragem da fé, a profundidade do discernimento e a dedicação ao serviço. Em seus olhos, cada jovem pode descobrir a beleza do discernimento, em seu coração, pode experimentar a ternura da intimidade e a coragem do testemunho da missão”. Além disso, convocou a juventude diocesana para a romaria ao Santuário Nacional de Aparecida, no dia 19 de agosto. “Que nós jovens sejamos verdadeiros discípulos e missionários de Jesus Cristo. O Bispo confia na juventude e quer contar com ela no grande trabalho de evangelização”, revelou Dom Eudes.

No fim da celebração, após a homenagem a Aparecida, Dom José Eudes abençoou os terços que haviam sido distribuídos para a assembleia. “Esses terços não podem ficar guardados, devem ser usados. Por isso, todos os dias, às dezoito horas, vamos rezar pelo menos cinco ‘Ave-Marias’ e vamos publicar isso nas redes sociais” – disse o bispo. Após a bênção final, foi servido gratuitamente um delicioso almoço de confraternização, nas dependências do Colégio Imaculada Conceição.catolica leopoldina catolica leopoldina2 catolica leopoldina3 catolica leopoldina4 catolica leopoldina5 catolica leopoldina7

Colaboração nas informações de Maycon Zeni Gonçalves, site dioceseleopoldina.com  / Fotos: Manoel da Civil de Miradouro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *