No último domingo, 07, aconteceu em Leopoldina a caminhada da juventude diocesana o pastor católico, Dom José Eudes. O evento teve início por volta das oito horas com a concentração dos jovens na praça Félix Martins, onde também foi servido um café da manhã.
Logo no início foi apresentada uma reflexão sobre o encontro da imagem de Aparecida, no Rio Paraíba do Sul, bem como dos primeiros milagres recebidos pela intercessão da padroeira dos católicos no país. Em seguida, foi rezado o santo terço. Antes da contemplação dos mistérios gloriosos, foram realizadas encenações, preparadas pelas foranias. Dando continuidade, os jovens saíram em caminhada, cantando e dançando nas ruas de Leopoldina, rumo à Catedral de São Sebastião.
A Missa foi presidida pelo bispo e pastor, Dom José Eudes, concelebrada pelo assessor diocesano da juventude, Pe. Wanderson Paulo, e pelo assessor da forania de Cataguases, Pe. Rodrigo de Carvalho. Também estavam presentes o Diácono Wallace Andrade, que é o assessor da forania de Muriaé, e os seminaristas Willian, Paulo Emílio e Maycon, além, claro, de um grande número de jovens vindos de todas as seis foranias da diocese.
Durante a homilia Dom José ressaltou, citando o Papa Francisco, a importância de os pastores terem o cheiro das ovelhas. Contudo, é igualmente necessário que as ovelhas vão àquelas tantas outras perdidas nas comunidades. Esse foi um dos pedidos do bispo aos jovens: ir ao encontro daqueles que estão perdidos e afastados de Jesus. Destacando a relevância de Maria, disse: “Confiemos a Maria esse percurso em que a Igreja se interroga sobre como acompanhar os jovens para acolher o chamado à alegria do amor e à vida em plenitude. Ela, jovem mulher de Nazaré, que em cada fase da sua existência acolhe a Palavra e a conserva, meditando-a no seu coração (Lc 2,19), primeiramente cumpriu esse caminho. Cada jovem pode descobrir na vida de Maria o estilo da escuta, a coragem da fé, a profundidade do discernimento e a dedicação ao serviço. Em seus olhos, cada jovem pode descobrir a beleza do discernimento, em seu coração, pode experimentar a ternura da intimidade e a coragem do testemunho da missão”. Além disso, convocou a juventude diocesana para a romaria ao Santuário Nacional de Aparecida, no dia 19 de agosto. “Que nós jovens sejamos verdadeiros discípulos e missionários de Jesus Cristo. O Bispo confia na juventude e quer contar com ela no grande trabalho de evangelização”, revelou Dom Eudes.
No fim da celebração, após a homenagem a Aparecida, Dom José Eudes abençoou os terços que haviam sido distribuídos para a assembleia. “Esses terços não podem ficar guardados, devem ser usados. Por isso, todos os dias, às dezoito horas, vamos rezar pelo menos cinco ‘Ave-Marias’ e vamos publicar isso nas redes sociais” – disse o bispo. Após a bênção final, foi servido gratuitamente um delicioso almoço de confraternização, nas dependências do Colégio Imaculada Conceição.
Colaboração nas informações de Maycon Zeni Gonçalves, site dioceseleopoldina.com / Fotos: Manoel da Civil de Miradouro.