Após receberem denúncia anônima militares do 47° BPM, deslocaram a um haras localizado na zona rural da Comunidade Santo Cristo em Muriaé, onde segundo denúncia havia pessoas armadas e praticando atividade de rinha de galos. Com a chegada das equipes policiais, aproximadamente 50 pessoas correram do local, tendo as equipes abordado 17 pessoas.
Ao vistoriarem o local, observaram toda estrutura de rinha montada, com arena, cadeiras, bar, galos em gaiolas, soltos na arena, cadernos de anotações, balança, 299 esporas, 55 biqueiras, remédios antibióticos, agulha de sutura, totalizando 19 galos, sendo 18 vivos e 01 morto com ferimentos perfurados na cabeça. Militares aprenderam todo o material, ficando 18 galos vivos custodiados no local, por questões de transporte, tendo o custodiado a responsabilidade de apresentá-los a justiça caso seja necessário.
O material apreendido e as 17 pessoas presas foram apresentadas ao delegado de plantão. Militares do 5° GP Meio Ambiente. Compareceram ao local em apoio as equipes do 47° BPM.