AUDIÊNCIA PÚBLICA DA ALMG: ” NÃO QUERO QUE BELISÁRIO SEJA CONHECIDO PELA AMEÇA E SIM PELA BELEZA” DIZ O FREI

FREI.2 FREI FREI3 FREI4 FREI5 FREI6A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou, nesta segunda-feira (26), no distrito de Belisário, em Muriaé, na Zona da Mata, a Audiência Pública, com o objetivo de debater a ameaça de morte sofrida por Frei Gilberto Teixeira, no dia 19 de fevereiro deste ano, em razão de sua atuação contrária à ampliação dos projetos de mineração de bauxita no distrito de Belisário, na Serra do Brigadeiro. Um grande público, formado por autoridades de diversos segmentos e população local, acompanhou a Audiência que é conduzida pelo deputado presidente da Comissão de Direitos Humanos da ALMG, Cristiano Silveira (PT).
“A atividade atende a requerimento do presidente da comissão, deputado Cristiano Silveira (PT), e acontece na sede do Grupo de Artesãos de Belisário. Segundo relatos do religioso, após a celebração de uma missa, o franciscano da Fraternidade Santa Maria dos Anjos e responsável pela Paróquia de Belisário, teria sido abordado por um homem armado que o ameaçou devido aos seus posicionamentos contrários aos projetos das mineradoras.
A região da Serra do Brigadeiro é conhecida nacionalmente por sua rica biodiversidade, amplas áreas preservadas de Mata Atlântica, belezas naturais e uma agricultura familiar e camponesa consolidada com forte matriz agroecológica. Além disso, abriga a segunda maior reserva de bauxita do País, o que despertou, desde a década de 80, o interesse de mineradoras em explorar as jazidas minerais”
Nos últimos a luta histórica das comunidades se intensificou, principalmente em razão dos projetos que preveem a ampliação da mineração no distrito de Belisário. Essa luta seria fruto da articulação dos movimentos apoiados pelo frei Gilberto Teixeira.
Para a reunião, foram convidados secretários de Estado, representantes da Polícia Civil, Ministério Público, autoridades locais, militantes de direitos humanos, além do próprio frei Gilberto Teixeira” informa a Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
No seu pronunciamento, logo após a abertura feita pelo presidente da Comissão, Cristiano Silveira, o Frei Gilberto falou de sua preocupação com o meio ambiente, sobre a repercussão que teve a ameaça, o que acabou expondo muito sua pessoa e ao mesmo tempo trouxe mais segurança; disse que a luta para a não entrada da mineração nesta região é antiga e que seus movimentos ganharam apoio de vários segmentos e por fim relatou a pedido do presidente como foi o dia da ameaça. Disse ainda que Belisário ficou muito conhecido, devido aos destaques da mídia nacional, mas que não queria que fosse pela ameaça, mas sim pela sua beleza. Com informações do silvanalves.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *