O prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer, assinou, na tarde desta quarta-feira (13), um decreto que declara situação de emergência por conta da estiagem. Na reunião, foi divulgado racionamento de água, com interrupção no fornecimento por 48 horas semanais, por grupo de bairros .
O G1 adiantou nesta terça-feira (12) que o racionamento teria início na próxima segunda-feira (18). Porém, durante coletiva realizada com representantes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), foi anunciada a antecipação da medida para o próximo sábado (16).
Segundo dados apresentados na coletiva, o índice de precipitação no período compreendido entre janeiro e agosto de 2017 foi de 348 mm, quantidade 48,9% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram 681 mm.
O decreto determina que o Saae fará a interrupção no fluxo de água por 48 h semanais para cada grupo de bairros, ocorrendo a interrupção em dois dias na semana não consecutivos pelo período de 24 h, sempre iniciando às 14 horas e terminando no mesmo horário do dia seguinte.
O decreto prevê que o racionamento poderá ser interrompido em qualquer momento, caso o problema da baixa vazão dos afluentes seja solucionado, ou prorrogado, se persistir o problema ou se agravar, mediante nova manifestação do órgão de regulação.Com informações e foto do g1 zona da mata