O Celso nos disse em entrevista detalhes de como está a situação do fornecimento de água da Copasa em Miradouro, Vieiras e Santo Antônio do Glória.
SOBRE MIRADOURO CELSO AFIRMOU: “A gente faz a captação de águas do córrego do Alegre, que sempre satisfez a necessidade, temos também a opção do Rio Glória. A situação de Miradouro, não dá pra falar que é confortável , pois nesta crise hídrica, você vê pela situação dos pastos, pela poeira, a situação é crítica em relação a chuvas”
Nós trabalhamos de 07:00 da manhã a meia noite, pois os reservatórios ficam cheios. O que nós afirmamos é que as pessoas usem a água de forma consciente, evitando desperdícios, é bom evitar de lavar carros todos os dias, com mangueiras. As calçadas as donas de casa podem utilizar a água da máquina de lavar roupas. Ao escovar os dentes deixe a torneira fechada, enfim, as donas de casa quando querem economizar elas tem a maneira correta.
O Celso destacou que a empresa tem apenas uma pequena represa acima, para que esta jogasse uma água para as proximidades da represa natural que a Copasa capta a água, e que uma das medidas emergências se houvesse necessidade poderia ser represar a água.
SITUAÇÃO DE SANTO ANTÔNIO DO GLÓRIA: É um manancial pequeno, embora a localidade também seja, mas ano passado nós tivemos problemas e tivemos que furar um posso para usar em caso de emergência. Já adiantamos a questão para casa de desabastecimento, mas lá a gente está trabalhando o manancial no limite, é um pouco preocupante.
SITUAÇÃO DE VIEIRAS: “A situação de Vieiras hoje é confortável. No ano passado nós tivemos a captação muito reduzida no auge da crise hídrica. Nós captávamos mais de 4.5 a 5 litros por segundo, e nesta crise caiu pra 1 litro por segundo. Fizemos um poço artesiano por sorte, no primeiro poço que furamos, captamos 7 litros por segundos. Hoje usamos a captação superficial e a do poço apenas para um reforço.
Nós da Copasa temos muito a agradecer ao senhor Geraldo Dornelas (Sr Fifi), pela sua boa vontade, pois ele cedeu imediatamente a permissão pra gente furar o poço e atender a população. Agora a empresa está tramitando o processo legal para dar a ele o que é de direito, mas a atitude dele foi muito nobre. “
SOBRE A CHUVA: “Eu tenho acompanhado as previsões do tempo, e não há previsão de chuvas até 05 de Outubro, não tem previsão nenhuma de chuvas na região.”
PRESERVAÇÃO DA NATUREZA: Uma terra sem água não vale nada, não produz. O Celso aconselhou aos proprietários de terras a proteger as nascentes, de uma forma a também recuperar as que já se secaram, o ideal é cercar elas com uma cerca de arames, e plantar árvores em volta . “Quem fizer isto terá um resultado muito grande e vai melhorar o nível de água aqui pra gente.”
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: A agência funciona de 14:00 as 17:00 horas em Miradouro, na saída para Monte Alverne, mas a maioria dos serviços pode ser realizada pelo 115 ou pelo site da Copasa.
OUÇA A ENTREVISTA COM O CELSO- RESPONSÁVEL PELOS TRABALHOS DA COPASA EM MIRADOURO, VIEIRAS E SANTO ANTÔNIO, CONFIRA MAIS DETALHES ,CLIQUE NO PLAY ABAIXO:
DAQUI A POUCO MAIS DETALHES. VEJA MAIS FOTOS, CLIQUE CONTINUE LENDO…