OUÇA MOMENTOS DA ÚLTIMA COBERTURA DELE NA RÁDIO 1140 E 96,3 FM
Faleceu nesta quarta-feira (11), no Hospital São José do Avaí, na cidade de Itaperuna, no Noroeste fluminense – a cerca de 60 km de Muriaé – o jornalista e radialista Renato .Mercante, dono da voz que por três décadas marcou a cobertura de apuração de eleições na Rádio Muriaé.
José Renato Martins Mercante era natural de Miracema, também no Noroeste fluminense, e segundo informações da Rádio Itaperuna Gospel FM, foi vítima de um acidente vascular cerebral (AVC) e chegou a passar por uma cirurgia, mas seu quadro apresentou piora, resultando no óbito.
Em sua cidade natal, Renato Mercante fundou a Rádio Princesinha do Norte e também o jornal O tempo, que por muitos anos se destacou como um dos principais veículos de imprensa escrita do Noroeste do Estado do Rio de Janeiro.
Na Rádio Muriaé, a trajetória de Mercante como âncora no trabalho de apuração de eleições teve início na década de 1980 e, com o passar dos anos, se tornou uma tradição na cidade. Foi através da voz encorpada do jornalista que muriaeenses e ouvintes de outras cidades conheceram os nomes dos eleitos, tanto nos pleitos municipais como nas eleições majoritárias (para presidente, governador e deputados).
Renato Mercante foi correspondente do Jornal do Brasil e atuou também como assessor de imprensa de vários órgãos públicos no estado do Rio e em Minas Gerais.
O jornalista deixa a esposa, Lara, três filhas, genros e netos. O sepultamento se dará em Miracema-RJ, porém ainda não há detalhes sobre data e horário.Ao lado do diretor geral, Paulo Roberto, Renato participou da 1ª entrevista do prefeito Grego após eleito –Fonte : Rádio Itaperuna Gospel FM e Rádio Muriaé.
EDITORIAL: Ele que sempre marcou nossas vidas, apurando as eleições, nos fez conhecer quem seriam nossos representantes, quem eram os eleitos de 2 em 2 anos. Cresci ouvindo as apurações em sua voz.
Cremos que assim como as eleições que ocorrem sempre em Outubro, teve eleição dia 11 de Outubro no céu, na qual nós desejamos que Renato tenha sido eleito mais um “cidadão do céu”. Paulo Roberto da Rádio.
Muito emocionada com a homenagem prestada ao meu pai. Ele deixou muita saudade, mas também belíssimos exemplos de caráter, bondade, amor, etc. Meu pai foi um grande homem. Que ele descanse nos braços do Pai.