AUDIÊNCIA POPULAR ACONTECEU EM MIRADOURO.

FB_IMG_1508446459701ESTÁ MATÉRIA É UM RESUMÃO DO QUE FOI  REALIZADO NA AUDIÊNCIA

PÚBLICA EM MIRADOURO NA ÚLTIMA QUINTA, DESTACANDO OS RISCOS DA MINERAÇÃO NA REGIÃO. SE VOCÊ É A FAVOR OU CONTRA, LEIA E REFLITA.

O SITE PAULO ROBERTO SUGERE QUE AQUELES QUE DEFENDEM À

MINERAÇÃO QUE FAÇAM UMA AUDIÊNCIA DESTACANDO OS BENEFÍCIOS.  SE EXISTEM ARGUMENTOS QUE VENHAM A NOS CONVENCER, QUE ELES SEJAM APRESENTADOS, POIS A MAIOR PARTE DA POPULAÇÃO TEM DITO NÃO À MINERAÇÃO EM NOSSA REGIÃO. O ESPAÇO ESTARÁ ABERTO AQUI.MINERAÇÃO12 PAconteceu na Câmara Municipal  de Miradouro, uma audiência popular , um evento muito importante, com muitas pessoas de grande valor na região,  que estão preocupadas com o bem social da população de Miradouro e região. O evento debateu  os impactos negativos da mineração.

A câmara esta lotada de autoridades e populares.  pouquíssimas vezes a câmara Municipal de Miradouro ficou tão lotada, tendo cadeiras no meio dos corredores, do lado de fora, pessoas ficaram muitas delas também em pé, e varias pessoas ficaram sentadas do lado de fora do outro lado. todos atentos ao que  os palestrantes destacavam, com participação de convidados como o professor universitário   Lucas Magno da faculdade IF Sudeste, ele que apontou a importância da bauxita para os lençóis de água subterrâneos, que funcionam como colaboradores importantíssimas para as “caixas de água”  nos períodos de chuva e como elas ajudam nos períodos de seca.

Ele destacou o  mapa da bauxita, quietinha lá na terra onde ela está, e reforçou que onde tem este minério, mesmo com a estiagem prolongada, este locais ainda não tem problemas grave de desabastecimento, mas que cidades como Viçosa, que não tem, está tendo o 3° racionamento de água dos últimas anos. Segundo ele mexer com mineração aqui em nossa região é colocar em risco as nossas nascentes que já estão secando.

Ele falou sobre os prejuízos financeiros e sociais que a mineração pode causar.MINERAÇÃO13PMINERAÇÃO19PMINERAÇÃO27PMINERAÇÃO26PMINERAÇÃO25PMINERAÇÃO23MINERAÇÃO19PMINERAÇÃO20MINERAÇÃO26PMINERAÇÃO25PMINERAÇÃO27PMINERAÇÃO28PFrei Gilberto destacou a importância da Igreja estar unida com a sociedade pela proteção do meio ambiente, que é onde nós vivemos, afirmando que a natureza é um grande presente que Deus deixou para a humanidade. ” Cuidar da água é preservar a vida”.  Ele falou também sobre a ameça que recebeu devido estar nesta linha de pensamento, amplamente defendida pelos Franciscanos , ele é que um Franciscano, comparou à natureza, á água como se fosse uma irmã. MINERAÇÃO29PMINERAÇÃO34PIsaías pediu aos proprietários de terras para não negociarem nada com as mineradoras sozinhos, disse que os proprietários de terras devem se unir para garantir seus direitos e não serem lesados.  MINERAÇÃO37PO Misael destacou a importância da água, disse estar preocupados com várias minas que já estão secas. Ele deu um discurso inteligente, destacando a importância do alumínio em nossas vidas, desde a latinha de refrigerantes, até eletro doméstico. Reforçou a  importância de um uso mais racional do alumínio, que deve visar também o reaproveitamento   através da reciclagem. MINERAÇÃO40PO vereador Daniel Camacho disse que a mineradora foi convidada para participar da audiência, mas que não compareceu. Segundo ele a câmara de Miradouro solicitou uma visita técnica com um diálogo com alguns representantes da mineradora, mas esta como respostas disse ” a agenda está cheia”, não sendo possível atender aos legítimos representantes do povo miradourense.     MINERAÇÃO41PCatita também frisou que a grande maioria dos vereadores da câmara de vereadores de Miradouro estão unidos, e contra a mineração. Ela que juntamente com o vereador Davi Meireles tem acompanhado as assembleias  que tem ocorrido na região, inclusive esteve em Muriaé.

Ela destacou a necessidade hídrica de Miradouro Fervedouro e Rosário da Limeira para várias cidades da região, como Muriaé, Patrocínio do Muriaé e várias cidades rio abaixo. Disse que é importante declarar a serra do Brigadeiro como patrimônio  da humanidade , isento de mineração.MINERAÇÃO42PJair de Abreu falou da importância dos Vereadores criarem leis e fiscalizarem o sistema de mineração. Ele disse ainda que “bom que o prefeito Mirim já se declarou contra a mineração, mas que infelizmente o prefeito Grego, ainda está em cima do muro.”  MINERAÇÃO43PElias Muratóri disse que veio da cidade de Visconde do Rio Branco naquele dia, onde ele foi a uma loja e pediu para usar o banheiro: ” a moça da loja disse: Não me leve a mal senhor, mas se vai fazer apenas xixi, pelo amor de Deus não dê descarga, nós estamos em racionamento de água”. Segundo ele ao ir almoçar num restaurante, se surpreendeu ao ver que não tinha água para lavar nem as mãos.     MINERAÇÃO44PO Paulo Roberto da Rádio, que morou em Muriaé na Barra, numa área afetada pelas inundações históricas, que deixaram vários prejuízos pra várias família, prejuízos  materiais e emocionais. Pessoas que perderam tudo.

Várias pessoas tiveram suas casas e propriedades  desvalorizadas devido as inundações, que deixaram o rio assoreado, “asfaltado de lama”, e todas as vezes que acontece um período de seca, milhares de peixes morrem por falta de oxigenação e a poluição das águas. Todas as vezes que caem uma chuva de uma intensidade média constante, o rio Muriaé transborda, e aí invade casas.

Isso fez o valor dos imóveis nas áreas que hoje são de risco despencarem.  Além  do mais, o nosso país não tem terremotos, pelo menos até tempos atrás não, mas já foram registrados alguns, se caso ocorreu um na região de São Sebastião da Vargem Alegre, segundo relatos de vários especialistas, Muriaé seria amplamente atingida.           MINERAÇÃO45PMINERAÇÃO46PMINERAÇÃO3MINERAÇÃO6MINERAÇÃO7MINERAÇÃO8MINERAÇÃO9MINERAÇÃO10MINERAÇÃO16A audiência pública foi apresentada pelo vereador Davi Meireles, que destacou ainda o projeto a secretaria municipal de Agricultura de Miradouro que distribui mudas  frutíferas, a preços de custo para os proprietários de terras da região. Os produtores devem preencher um cadastro e aguardar poucos dias para receber pelas mudas. Davi falou também do projeto recentemente aprovado pela  câmara que irá cuidar da reciclagem de óleo. Ele ressaltou que um litro de óleo pode contaminas 1000 litros de água. Apontando que a administração municipal e os vereadores da câmara estão preocupados com a preservação ambiental.MINERAÇÃO39 O vice prefeito de Miradouro, Marco Aurélio  falou que o prefeito Mirim estava em viagem de compromissos importantes, mas que ele e a administração são contra a presença da mineradora da mineradora no município, inclusive que não aceitaram nenhum patrocínio da mineradora para a realização do Forea que aconteceu recentemente.

Ele disse também que acredita nos miradourenses, que a administração tem  investido no campo devido acreditar na capacidade de trabalho de sua gente. Marco Aurélio disse se sentir orgulhoso com os resultados conquistados pela secretaria de agricultura, sendo um dos destaques de uma feira de cafeicultores em Muriaé. Miradouro é destaque no café, no leite e na piscicultura.  MINERAÇÃO mineração empueira Uma  miradourense disse: ” Minha família sofre em Congonhas com tanta poeira causada pela mineração, eu não quero ficar empoeirada, mineração, AQUI NÃO”.Vale destacar que o jornal da Globo recentemente trouxe uma matéria apresentando a interdição de uma das mineradoras devido a falta de segurança para os trabalhadores e há risco até mesmo para a população que fica abaixo de sua área.mineração elder mineração elder.2MINERAÇÃO4 MINERAÇÃO50PAo final da audiência pública, o Frei Gilberto, concedeu uma entrevista exclusiva ao Paulo Roberto da Rádio. O Frei que é  responsável pelos trabalhos da Igreja Católica de Belisário, distrito de Muriaé foi ameaçado por defender a vida  e ao povo da região, recebeu uma ameaça depois de uma missa celebrada.

O Frei e eu Paulo Roberto da rádio concordamos que não há como defender a palavra de Deus atacando o maior bem que Deus nos deixou que é a natureza, onde nós vivemos. OUÇA A ENTREVISTA COMPLETA NO PLANTÃO DE NOTÍCIAS DA RÁDIO MIRADOURO,  que é transmitida aqui no site, clique no Android e acompanhe a partir do meio dia  aqui no nosso site.

MINERAÇÃO49PVEJA MAIS FOTOS, CLIQUE A SEGUIR…MINERAÇÃO51 MINERAÇÃO2 MINERAÇÃO3 MINERAÇÃO4 MINERAÇÃO5 MINERAÇÃO6 MINERAÇÃO7 MINERAÇÃO8 MINERAÇÃO9 MINERAÇÃO10 MINERAÇÃO11 MINERAÇÃO14 MINERAÇÃO15 MINERAÇÃO21 MINERAÇÃO30 MINERAÇÃO31 MINERAÇÃO32 MINERAÇÃO33 Tinha gente até do outro lado da rua.MINERAÇÃO35 MINERAÇÃO36 MINERAÇÃO39 MINERAÇÃO48FB_IMG_1508448974419 FB_IMG_1508448967946 FB_IMG_1508448959180 FB_IMG_1508449183529 FB_IMG_1508448959180 FB_IMG_1508449183529 FB_IMG_1508448967946 FB_IMG_1508448974419 FB_IMG_1508446465543 FB_IMG_1508446471749 FB_IMG_1508446479420DAQUI A POUCO MAIS DETALHES.

9 comentários sobre “AUDIÊNCIA POPULAR ACONTECEU EM MIRADOURO.

  1. Queria ver esta mobilização contra a corrupção que ocorre silenciosamente nos municípios de todo o país. Esta sim mata, tira sonhos, empregos, saúde, educação.

  2. Estou vendo um relógio de alumínio no braço esquerdo do professor Lucas Magno. Se diz preocupado mas compra produtos derivados do alumínio e outros minérios. Muita hipocrizia. O que esta causando o desaparecimento da água é o aquecimento global. Onde havia mata hoje é pasto para criação de gado. Disso ninguém reclama. O gado é responsável por 70% da produção do gás metano um dos maiores causadores do EFEITO ESTUFA que com isso causa o aquecimento global. Cadê o sindicato dos trabalhadores rurais para avisar ao homem do campo? Essa briga da mineração é política e o povo não é bobo. Se estão preocupados com a natureza, por que a bandeira deles é vermelha inves de ser verde? Não somos tolos.

  3. Engraçado, vejo pessoa que retirava areia do rio glória , atividade essa que causa assoreamento do rio, mata os peixes, no meio da manifestação, isso ninguém lembra. Mas eu me lembro muito bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *