RECREIO VIVE SITUAÇÃO DE CALAMIDADE HÍDRICA.

prefeito de recreioEm meio ao colapso no fornecimento de água na cidade acarretado pela escassez de chuvas prolongadas, o prefeito de Recreio, Zé Maria Barros, decretou situação de calamidade hídrica. Desde 2014, os problemas no abastecimento de água tem sido rotineiros.

Há cerca de 1 mês o prefeito já havia decretado situação de emergência. Por meio do documento o SAAE adotou a medida do racionamento e definiu o fornecimento de água de 18:00 h às 00:00h. Porém, com a continuidade da estiagem, o manancial, localizado na Serra das Virgens, diminuiu drasticamente e hoje o nível do único reservatório de Recreio é reconhecido como o pior da história.

Apesar dos dois decretos apresentarem o mesmo problema, eles tem uma diferença. A situação de emergência refere-se a danos menores, que comprometem parcialmente a capacidade de resposta do poder público. A calamidade trata-se de uma questão de intensidade, ela é decretada apenas nos casos mais graves, quando o estado ou município não conseguem resolver o problema por conta própria e precisam da ajuda de órgãos superiores. Na calamidade o caso requer mais cuidado e atenção.

No decreto municipal nº 66/2017, o prefeito Zé Maria Barros, decretou situação anormal em toda extensão territorial de Recreio provocada pela estiagem prolongada que reduziu os níveis de água acumulada nas bacias que abastecem a estação de tratamento. Esta situação foi caracterizada como de calamidade hídrica para que produza todos os devidos e legais efeitos. O decreto entrou em vigor no dia 16 de outubro, com prazo de 180 dias e podendo ser prorrogado conforme a situação dos fatos.

Segundo informações obtidas pelo Site Pólis e publicadas em 19/10/17 , além de apresentar um projeto na FUNASA para perfuração de poços artesianos e melhoria no sistema de abastecimento, o chefe do executivo municipal, acionou a Defesa Civil do Estado. Em ambos os casos ele aguarda o posicionamento dos órgãos.

Os problemas no abastecimento de água em Recreio tem sido rotineiros desde 2014. Naquele ano o racionamento foi adotado pela primeira vez, desde a criação do SAAE, em 1967.recreioo
ÁGUA DE AÇUDE SERIA LIBERADA PARA MANANCIAL. recreioo2
Água de açude seria  liberada para manancial ainda na última sexta-feira,
20 de outubro de 2017.
Diante da situação de calamidade hídrica decretada em Recreio devido ao longo período de estiagem que acarretou em um colapso no fornecimento de água na cidade, as equipes do SAAE e da Prefeitura Municipal iniciaram mais um trabalho árduo para liberar a água de um açude em direção ao manancial ainda nesta sexta-feira (20).

Segundo informações obtidas pelo Site Pólis este açude é o mesmo aberto duas semanas atrás, porém, na primeira abertura a água não foi escoada conforme o esperado. Nesta sexta-feira as equipes, orientadas pelo secretário de obras da Prefeitura, Juarez Araújo, planejaram a liberação da água de outra maneira. “Esperamos até o final da tarde a água já está indo em direção ao manancial”.

O serviço está sendo executado manualmente e com a máquina retroescavadeira. Por causa da longa distância, cerca de 6 km até o reservatório, e com muitos obstáculos pelo caminho, a previsão é que a água chegaria na madrugada de sábado (21).

O açude particular foi cedido novamente a pedido do prefeito Zé Maria Barros e do diretor do SAAE, José Augusto de Souza Filho “Dutinha”.

Defesa Civil do Estado foi acionada

O prefeito municipal disse que além da apresentação de um projeto na FUNASA, aonde a Prefeitura pleiteia a construção de poços artesianos e a melhoria no sistema de abastecimento, nesta semana a Defesa Civil do Estado foi acionada. Em ambos os casos o prefeito aguarda um posicionamento dos órgãos. Conforme informações do site
http://www.polisrecreio.com.br/site

Um comentário sobre “RECREIO VIVE SITUAÇÃO DE CALAMIDADE HÍDRICA.

  1. Em vieiras, Santo Antônio do Glória, São Francisco do Glória…também. Estamos em situação de emergência, será que a culpa é somente de São Pedro. Ou da ganância exagerada dos destruidores de nascentes para criar peixes?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *