“Pois nada há de oculto que não venha a ser revelado, e nada em segredo que não seja trazido à luz do dia. Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça!” …(Marcos 4, 22-23)
“Tudo é político, nada é neutro, ainda mais quando se refere à Terra e à Água”.
(Dom Tomás Balduino).
“Há alguns dias a produção do programa Globo Rural nos procurou para a realização de uma reportagem sobre o conflito ambiental envolvendo a empresa de mineração Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) que pertence ao grupo Votorantim, e agricultura familiar na região da Serra do Brigadeiro.
A Rede Globo telefonou para várias organizações envolvidas na luta deixando claro que seria uma matéria com uma pauta previamente definida para fazer a defesa da mineração. A reportagem, como bem disse a produtora, havia sido encomendada: “não vou mentir para os senhores, a reportagem foi encomendada pela CBA”. Ou seja, não haveria a necessária imparcialidade que deve caracterizar o bom jornalismo, que é aquele capaz de ouvir todos os lados envolvidos no conflito para deixar o julgamento nas mãos dos telespectadores.
Ora, a que nos interessa contribuir com uma matéria cuja as linhas gerias quem determina é a Rede Globo e a CBA? Estaríamos apenas contribuindo para a desinformação das pessoas que assistiriam à reportagem. E isso contraria frontalmente nossos princípios com relação à verdade. Esse é nosso compromisso.
Recentemente o Fernando Gabeira, da Globo News, também veio à Serra do Brigadeiro realizar uma matéria sobre o atentado ao companheiro Frei Gilberto e o avanço da mineração na região. Durante sua estadia e gravação do programa, Gabeira se colocou o tempo todo de forma solidária à causa e à luta em defesa do território e contra a mineração. Porém, quando fomos assistir ao produto final do programa, era, na verdade, quase um comercial da CBA. O resultado foi uma matéria tendenciosa, induzindo o telespectador a pensar que a mineração é bem-vinda e que somente benefícios irá trazer à região.
Não nos surpreende a Rede Globo vir ao nosso território e realizar uma reportagem mentirosa, deturpadora dos fatos e em defesa dos interesses do capital. A Globo é um instrumento de dominação e alienação da classe trabalhadora, apoiou o golpe militar em 64, apoiou o golpe de Temer e sempre defendeu políticas antipopulares no país, vide sua atual postura em defesa da reforma da previdência e trabalhista.
Entendemos que a encomenda da matéria da Globo pela CBA reforça que nossas ações contra o avanço da mineração na região têm sido acertadas. É uma sinalização de que estamos conseguindo furar o bloqueio da mídia e comunicar para o conjunto da sociedade os reais impactos da mineração de bauxita na Serra do Brigadeiro. A realidade concreta nos demonstra que por onde a CBA/Votorantim passou saqueando os minérios só deixou rastros de destruição, doenças respiratórias, transtorno, êxodo rural, inviabilização da agricultura familiar, pobreza, desmatamento, assoreamento e contaminação das águas.
E é por ter a convicção de que a Serra do Brigadeiro é uma região com vocação para agricultura familiar, atração turística e proteção natural e de que este projeto de morte protagonizado pela CBA/Votorantim não tem nada a nos oferecer, que manteremos firmes na luta até a vitória!
Queremos com essa nota, além de denunciar as mentiradas da Rede Globo, reafirmar nosso compromisso com a luta pela democratização dos meios de comunicação. É urgente e necessário que a voz do povo esteja na televisão!
Fora Rede Globo! Fora CBA!
Mineração? Aqui não!
Por um país soberano e sério! Contra o saque dos nossos minérios!”
Assinam a nota:
Comissão Pastoral da Terra (CPT)
Movimento Pela Soberania Popular na Mineração (MAM)
Associação Franciscana Santa Maria dos Anjos
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Muriaé, Barão do Monte Alto, Rosário da Limeira e São Sebastião da Vargem Alegre
Centro de Análise Socioambiental do IF Sudeste MG – Campus Muriaé
Núcleo de Estudos em Agroecologia do IF Sudeste MG – Campus Muriaé
Associação Franciscana Santa Maria dos Anjos
Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Miradouro
Projeto de Assessoria às Comunidades Atingidas Por Barragens – PACAB/UFV
CRESOL Fervedouro
Centro de Estudo Integração Formação e Assessoria Rural da Zona da Mata (CEIFAR_ZM)
Comissão de Justiça e Paz
Mandato Coletivo e Participativo Deputado Federal Padre João
Caritas Diocesana de Leopoldina
EDITORIAL: O Paulo Roberto da Rádio abre espaço para a Rede Globo, CBA e outros citados e envolvidos se manifestarem.
A TV Globo sede São Paulo foi comunicada via telefone na tarde de hoje, a atendente anotou nossos dados, ficando de passar para o responsável, que poderá enviar alguma nota.
A CBA, nós tentamos contato, mas não conseguimos.
Bom dia. Onde estavam os evangélicos/protestantes que na audiência, manifesta na Câmara dos vereadores de Miradouro, contra a mineração, não se manifestaram? Lembrando que estavam os movimentos da terra, frei Gilberto e os dois párocos de nossa cidade. Temos que unir forças.
E o padre Marcelo onde fica nessa história toda?