EM MIRADOURO: EM ENTREVISTA EXCLUSIVA ZÉLIA COURI INFORMANDO QUEM TERÁ AUMENTO ENTRE OS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS EM MIRADOURO.

zelia couryNa tarde desta quarta feira ,a Zélia Rodrigues Couri, que é advogada do sindicato do servidores públicos de Miradouro, concedeu entrevista ao Paulo Roberto da rádio.
Na ocasião ela demostrou sua satisfação em adquirir alguns direitos, após conseguir dialogar
com o Prefeito de Miradouro Mirim. Ela destacou que foi feito um trabalho árduo na área da educação, onde o prefeito disse que era necessário conter gastos para dar reajustes.

Zélia: “No Alegre havia uma escola que tinha escola com poucos alunos, ela foi fechada , e eles foram remanejados para outras escolas com melhor estrutura. Não é aconselhável, mas existem escolas que tem apenas 5 alunos em cada série, então houve necessidade de algum professor trabalhar em multi- séries. Com esse acompanhamento foram reduzidos 33 pessoas no quadro da educação, onde o sindicato fez o pedido ao senhor prefeito pra pagar pela jornada das 30 horas semanais, mas infelizmente ele disse teria jeito e que um análise feito por sua equipe de governo apontava que não seria possível pagar pelas 30 horas semanais, e que seria menos oneroso para o município pagar o piso nacional para 24 hs, sendo que seriam 16 horas na sala, 2 na escola, e 6 para organizar a aula em casa”.

PRR: Quem vai realizar as outras seis horas semanais?

Zélia disse: “As outras 6 horas serão trabalhadas por professores em inicio de carreira pagando o salário base, já que se fosse para pagar os professores com anos de carreira sairia mais caro, o que eu falei com o Senhor prefeito que eu não concordo de retirar as 6 horas dos professores, pois desde de 2011 eles trabalharam 6 horas a mais sem receber, e agora pra pagar não tem recursos, mas eu compreendo ele. É mais barato para o município pagar os que estão iniciando a carreira.

Mas agora os professores vão ter um aumento, e vão receber pelas horas trabalhadas.Só que o prefeito retirou da lista deste aumento os profissionais auxiliares como Nutricionista, auxiliar de biblioteca , e outros não estão incluídos neste aumento. Segundo ele a situação financeira da prefeitura não permite, e que ele vai encaminhar uma emenda  novo projeto para a câmara retirando estes. O prefeito disse que deseja pagar o aumento a todos os funcionários públicos municipais, mas nesse momento só será possível para os professores e supervisores.

Miradouro é uma das poucas que não pagavam o piso nacional da educação, Fervedouro já paga, Muriaé , Eugenópolis, existem cidades na região que pagam acima do piso. O repouso semanal remunerado está sendo reivindicado pelo sindicato. A corrupção do país é que não permite o salário justo.”

PRR: Os garis dizem que o salário deles é baixo, tem previsão de aumento?

Os garis, médicos, enfermeiros, tecnicos de enfermagem e todos os demais servidores, estão com os salários deteriorádos, defasados, sem aumentos a pelo menos 5 anos, corruídos pela inflação. E o sindicato vai marcar uma assembléia em breve, com todos os servidores pra reivindicar a valorização dos servidores.

PRR: “Você tira ouro de pedra, já que a presidente Dilma disse para os prefeitos num encontro de prefeitos em Brasília que esse ano é um ano de vacas magras, com repasses menores para os municípios. E eles (prefeitos) não podem gastar além do que recebem!!

Zélia: Nós não estamos na serra pelada, dizem que o ouro lá está acabando, mas se o ouro que nós conseguirmos não dá pra fazer o anel inteiro, pelo menos uma parte do anel, a gente nunca sai de mãos vazias. O prefeito disse que confia no meu trabalho, se precisar ele me chama novamente. Eu trabalho equilibrando os interesses, já que eu trabalhei na vereança por 12 anos, e sei que o prefeito não pode gastar mais do que recebe, pois teria que responder por improbidade administrativa. Mas eu estou aqui pra lutar pelo direito do servidor, ele disse que compreende a minha posição.

PRR: suas considerações finais, e estamos sempre a disposição,não temos lado político, pois nosso lado é o povo bem informado:

” Agradeço pela oportunidade. O tamanho de nossa conquista depende da mobilização da categoria”. Já estou acostumada a pedir o máximo e receber o mínimo. Estaremos acompanhando tudo , sobre os quinquênios e sobre os aumentos de salário. Estamos ‘a disposição do servidor público de Miradouro e região.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *