Com a décima edição da premiação da Medalha do Mérito Rural, a FAEMG – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais – comemorou, em BH, o Dia do Produtor Rural Mineiro. Foram homenageadas 17 pessoas e instituições que prestaram relevantes trabalhos ao meio rural.
O presidente do Sistema FAEMG, Roberto Simões, destacou a importância da premiação para valorização do setor, que representa mais de um terço da economia mineira: “É motivo de satisfação comemorar o Dia do Produtor Rural Mineiro, os 67 anos da FAEMG e a 10ª edição da Medalha do Mérito Rural. A luta continua. Apesar de todos os problemas, continuamos com a nossa tarefa de superar os obstáculos que fazem parte da vida do produtor rural. Não nos intimidamos”.
A Grande Medalha deste ano foi entregue ao presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes. Mineiro de Bom Despacho, graduou-se em Agronomia pela UFV – Universidade Federal de Viçosa, fez mestrado em Genética pela Purdue University (EUA), doutorado em Genética Molecular pela University of Arizona (EUA) e pós-doutorado pelo Departamento de Agricultura da FAO-ONU (Roma-Itália). Atuou como pesquisador da Epamig e, desde 1989, integra o quadro da Embrapa. Na empresa, foi coordenador e pesquisador do Labex Coreia; e chefiou os departamentos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Embrapa Milho e Sorgo e da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.
Ao receber o prêmio, ele disse se sentir especialmente emocionado: “É muito bom ser homenageado no lugar onde nasci, cresci, estudei, me formei. Se estou aqui recebendo esta Grande Medalha, devo isto à uma grande organização chamada Embrapa, a maior empresa de inovação de pesquisa agropecuária da América Latina. Em 40 anos, não só permitiu ao país alcançar a segurança alimentar como, por ter feito a escolha de investir no modelo de agricultura baseado na ciência, ajudou a projetar o país como o grande provedor de alimentos para o mundo. No Brasil, temos um insumo, uma base diferenciada, composta pelos agricultores que são corajosos e empreendedores. Estamos trilhando o caminho correto. E os agricultores são os grandes heróis do nosso país”.
| Conselho da Medalha – Além da Grande Medalha, a Medalha do Mérito Rural FAEMG premia as categorias de Produtor Rural, Sindicato Rural, Técnico-Científica e Comunicação. As indicações de homenageados são feitas por presidentes e diretores de Sindicatos dos Produtores Rurais e analisadas pelo Conselho da Medalha, integrado pelos diretores executivos da FAEMG, pelo superintendente do SENAR MINAS e por presidentes de três Sindicatos dos Produtores Rurais, e secretariado pelo coordenador da Assessoria Sindical da FAEMG. Assim, através dos agraciados, a Federação estende homenagem a todos os produtores rurais e entidades de representação classista, mostrando que o campo também tem os seus heróis.
“Reconhecemos o trabalho incansável de pessoas notáveis. Neles estão também representados outros tantos produtores dedicados que são fonte e origem do sucesso do nosso agronegócio brasileiro”, disse Roberto Simões, presidente do Sistema FAEMG
HOMENAGEADOS 2018
Grande Medalha: Maurício Antônio Lopes
Técnico-Científica: Décio de Souza Graça
Comunicação: Rádio Itatiaia
Produtores Rurais: Amauri Pinto Costa (Itanhandu) / Fazenda Cachoeira do Rio Pardo (Pompéu)/ Fazenda Nossa Senhora das Valias (São Gonçalo do Sapucaí)/ Fazenda Pão de Angu (Lima Duarte)/ Fazenda São Lourenço (Varjão de Minas)/ Márcio Maciel Leite (Cruzília)
Mário Lúcio de Assis (Curvelo)/ Ricardo Steinmetz Vilela e Érika Steinmetz Vilela (Campo Belo)/ Vera Shimada – Shimada Agropecuária (Campos Altos)
Sindicatos Rurais : Conceição do Rio Verde, Gurinhatã, Monte Carmelo, Sabinópolis, Unaí.