A reunião ocorreu na câmara Municipal do Município de Fervedouro nesta terça feira, 14/08/18 e na pauta principal o assunto ” a interdição da piscina de Fervedouro.
O curioso é que quem interditou a piscina foi a defesa civil de Carangola, que alega ser a dona do espaço, mesmo pertencendo a terras Fervedourenses, mas segundo alega a história, antes da cidade se emancipar a prefeitura de Carangola teria investido milhões na construção de um hotel, que hoje está parado e virou um ponto de “prostituição” e de drogas. Devido ao investimentos, a prefeitura de Carangola teria os direitos de posse do local.Entre os participantes da reunião, o morador Delfinho, que disse que não tem nenhum apoio público o até mesmo da Associação São Vicente de Paulo, até quando a chuva transbordou e invadiu com as águas dentro da piscina e inundou sua casa ele não teve ajuda nenhuma, teve que pagar até pra limpar o espaço. Ele ainda disse que a luz foi cortada e que tem testemunhas de que foi a direção da São Vicente de Paulo que pediu pra cortar.O Senhor Pedro Pedrosa, conhecido como Pedro Mascate, que foi o primeiro prefeito da cidade de Fervedouro nomeado pelo Governador, ele que apresentou um documento de uma doação realizada pelo Senhor Joaquim Carlos Pereira em 1890, na qual baseada nesta escritura a localidade onde está a piscina naqueles tempos era chamada de Comunidade São Carlos, pertenceria à Fervedouro na época, que era distrito de São Francisco do Glória, pertencente a Carangola, pertencente à Manhuaçu (cidade pela qual era administradora de várias localidades da região.
O Sr Pedro ainda contou um pouco mais da história da cidade, contando que num local próximo a piscina teria um poço na qual teria falecido um padre, e depois disso aquele poço foi fechado e interditado, mas nas localidades da piscina, muitas senhoras tomavam banho de vestidos, fato contado pela mãe dele.
Ao final ele pediu para que os vereadores se empenhassem para trazer de volta estes 2 alqueires de terras para Fervedouro, que fazem parte da história e dá nome à cidade.
Os vereadores e o senhor Delfinho concordam que a piscina realmente não teria as condições de segurança necessárias, mas várias pessoas que palestraram discordam da interdição do espaço pela defesa civil de Carangola.A vereadora Alesandra Daloz abriu mão de sua palavra livre para que o cidadão Maurílio falasse e fizesse considerações importantes. Maurílio que afirmou que está na constituição federal que esta função pertence ao Corpo de Bombeiros. Ainda disse que a lei de criação da defesa Civil tanto de Fervedouro quanto à de Carangola foram feitas por ele, que foram passadas para que os vereadores aprovassem a criação. “Conversei com a Defesa Civil estadual e eles disseram que nem ele tem competência para atuar aqui, eles só podem vim auxiliar se for solicitado. O artigo de constituição da Defesa Civil diz que é competência do coordenador de Defesa Civil Coordenar todo sistema municipal de Calamidade pública, então aquilo que foi feito lá não tem validade, foi ilegal”.
O vereador Adriano em sua palavra Livre, parabenizou a doutora Priscila pela atuação no caso de gatos e cachorros. Falou sobre o projeto aprovado por 9×0 dos vereadores, na qual reprovava o projeto da carga horária dos motoristas, portanto teria que continuar valendo a lei aprovada anteriormente, que seria de 24 por 72 horas, mas que estão fazendo da forma do projeto aprovado.
Adriano ainda pediu um requerimento ao senhor prefeito requerendo valores dos veículos leiloados, se foi feito cotação de preços para conserto, como foram leiloados quais são os valores adquiridos e para onde vão os recursos. Afirmou também que do ano passado até agora já foram leiloados aproximadamente 20 veículos, da qual ele disse que pediu informações sobre o destino deste dinheiro do leilão, mas que não recebeu explicações.
O vereador Antônio Vieira pediu 2 banheiros públicos para a Avenda Braulier Marcelino do Prado, pois ele acha uma vergonha as pessoas passarem na cidade e não terem um banheiro público para irem. Em São Pedro do Glória ele disse que precisa de uma capela mortuária.
A vereadora dona Glória fez requerimento sobre iluminação pública em Bom Jesus do Madeira, principalmente próximo ao Campo, mas ela alegou que a iluminação está ruim no distrito, que o povo tem cobrado dela esta melhoria na iluminação. Neste momento a vereadora Alesandra disse que já fez este pedido ao ex prefeito Doutor Carlos, mas que não foi atendida, afirmou ainda que os 9 vereadores da casa não tem sido atendidos pela administração municipal.
O vereador Romeu Sampaio disse que deve se observar no setor jurídico sobre a legalidade da intervenção, mas que é nítido a insegurança no local e que devem ser tomadas as medidas para melhoria do espaço, todos unidos para lutar pela solução, cada um assumindo sua responsabilidade.
Romeu ainda parabenizou a doutora Priscila sobre o controle de natalidade e disse ainda: ” Aproveitar a presença do Paulo Roberto da Rádio aqui, o site que traz algumas notícias importantes pra gente, eu cheguei a ver no site dele, no município de Miradouro ele se organizaram através de uma associação, “CÃO NA MIRA”, e através dessa associação eles fazem um trabalho nesse sentido. E lá por estarem organizados eles conseguiram que a prefeitura cedesse 1 salário mínimo para a associação e a partir daí, é um valor simbólico, mas eles já conseguem atuar neste sentido. É algo que algumas pessoas já vieram até a mim, pra gente tentar alguma coisa, aparentemente complexo diante do diálogo que tive com a secretaria de saúde, mas algo que não pode ficar esquecido.” Afirmou Romeu, que ainda falou sobre a preocupação de uma ponte na zona rural de Fervedouro, que representa perigo para um evento religioso que ocorrerá no final de Agosto, que o setor público deve verificar a ponte, através do setor de obras de Fervedouro, para que não exponha a população a riscos.
O vereador Valdecir pediu para realizar um ofício enviado ao prefeito para que solicitasse que a secretaria de turismo fosse até a câmara para prestar um apoio na solução do caso da interdição da piscina. Ele ainda falou sobre o caso do leilão de veículos na última quarta feira dia 09/08/18, prestando contas de quais veículos foram leiloados, o valor deles, e se existe possibilidade dos vereadores indicarem onde seriam investidos estes valores. Ele pediu que todos os vereadores estivessem mais presente no meio do povo, vendo as necessidades do povo. Disse ainda que tem 1 ano e meio que ele está lutando pela melhora da subida do Bairro Bela Vista, até agora nada. Disse teve emenda enviada para aquele local, mas a “subida” continua sem alterações, ainda relatou que os vereadores por unanimidade aprovaram pedido de empréstimo de R$2 milhões para pavimentar a cidade.
O presidente da casa afirmou: “Sobre o leilão teria sido uma retroescavadeira que tinha batido o motor e que estava parada desde o início do mandato do Abílio, e que os custos para reformá-la eram muito altos, não compensativo consertá-la”. Eles teriam leiloado para comprarem uma máquina zero. O presidente da câmara argumentou que o pedido de empréstimo não foi aprovado pelo banco e que ele não caiu na conta do município, que não teria renda compatível para conquistá-lo, podendo outro projeto de lei solicitando para aprovação dos vereadores solicitando um valor de empréstimo menor.
Relatou que a Câmara tem economizado, evitando gastar, até mesmo a compra de um carro foi cancelada para não gastar e que a casa devolveu para o município R$40 mil, coisa que nunca houve em 26 anos da câmara da cidade, que tanto ele quanto a todos os vereadores estão trabalhando para o melhor pelo povo de Fervedouro. Sobre a piscina ele vai acionar o jurídico da cidade, que vão juntar as pessoas que participam disso aí, que tem contato, tentando resolver de maneira pacífica o caso, evitando brigas na justiça: “Briga de prefeituras é coisa demorada, podendo durar muitos anos, mas o prefeito de Carangola eu acho ele um cara muito legal, muito simpático e eu acho que vai depender do bom censo dele, de mais algumas pessoas que fazem parte e a prefeitura de Fervedouro para a gente chegar num acordo, e esta casa está disposta a trocar idéias, pra Deus abençoar e pra gente ter esse hotel que hoje está abandonado, ponto de coisa que não deve, voltando a funcionar”. Ele pediu ainda um diálogo entre o Delfim e o Marquinho da sociedade São Vicente de Paulo que teria a guarda de posse da piscina.
Marquinhos disse que a sociedade São Vicente de Paulo é quem zela pela área da Piscina, que fica responsável pela portaria da Piscina, e que o bar fica na responsabilidade de outra pessoa(Delfim). ” A gente mantém a área toda organizada, a respeito da interdição a defesa civil, assim como a vigilância sanitária de Fervedouro constatou algumas irregularidades no telhado do bar, portanto resolveu interditar até que fossem resolvidos estes tais problemas.” Ele disse a associação fez contato com a defesa civil de Carangola nesta terça e que brevemente vamos retirar aquele telhado que corre risco de desabar, voltando a funcionar a piscina normalmente, para que as pessoas possam voltar a frequentar o local. Disse que a sociedade São Vicente de Paulo trabalha com transparência, realizando reuniões semanais, onde presta contas.Marquinhos ainda disse a Paulo Roberto da Rádio em entrevista, que existem algumas contas de energia com a Cemig pendentes, que ele jamais pediu a suspensão da energia. Sobre a responsabilidade do pagamento das contas de energia ele disse que uma parte fica para o dono do bar que também mora no local e de outros moradores que residem nas proximidades, alguns a cerca de mais de 30 anos.A reunião da câmara de Fervedouro terminou com a leitura da Bíblia sagrada, realizada pelo vereador Romeu Sampaio. O SITE PAULO ROBERTO DA RÁDIO CONTINUA APURANDO AS INFORMAÇÕES SOBRE A INTERDIÇÃO DA PISCINA DE FERVEDOURO. DEIXAMOS O ESPAÇO ABERTO PARA PRONUNCIAMENTO DE QUALQUER CIDADÃO OU AUTORIDADE PARA ESCLARECER OS NOSSOS INTERNAUTAS. BREVE TRAREMOS MAIS DOCUMENTOS SOBRE O CASO.
Gente, que isso!! Cada projeto q esses vereadores apresentam .
Capela mortuaria pra São Pedro!!!!! Nem em Fervedouro tem capela mortuária municipal. A que tinha retiraram o telhado pra reformar e ta la do mesmo jeito . As ruinas !!! Outros aprontando prefeito , cobrando valores e itens q foram leiloados. Pô meu, vc é vereador tem que participar desses eventos municipais fiscalizar de perto ! Vc é muito bem pago pra isso!
E a piscina , alguém vai tomar alguma providência???