VEREADORES APROVAM PROJETO DE COBRANÇA DE ESTACIONAMENTO ROTATIVO ENVIADO PELO PREFEITO GREGO.

camara de muriaeA Câmara Municipal de Muriaé aprovou, durante sessão realizada nessa terça-feira (28), o projeto de lei que regulamenta o estacionamento rotativo pago nas ruas da cidade. Foram 10 votos a favor,  2 contra (Jair Abreu e Miriam Facchini) e uma abstenção (Evandro Cheroso). Três parlamentares estavam ausentes na reunião (Devail, Helena Carvalho e Carlos Macuco).

A proposta, de autoria do Poder Executivo, instituí o estacionamento rotativo pago nas vias e logradouros públicos do município de Muriaé, em cumprimento ao disposto no art. 24, inc. X, da Lei Federal nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, do Código de Trânsito Brasileiro.

Entre os objetivos, o estacionamento rotativo visa organizar a fluidez do trânsito de veículos e pedestres, racionalizar o espaço público de uso comum do povo e garantir a rotatividade e democratização das vagas de estacionamento.

O valor do preço ao público ainda não foi definido, porém o projeto estipula que ele não poderá passar de 0,5 UPFM por 60 minutos de permanência na vaga. Os créditos ou bilhetes adquiridos em postos de vendas deverão ser múltiplos de 30 minutos, sem fracionamento inferior de tempo. De acordo com o decreto 8382, de 12 de Janeiro de 2018, a UPFM está fixada R$5,08 para o exercício financeiro deste ano.

Os horários de funcionamento do estacionamento rotativo serão limitados da seguinte forma: segundas às sextas-feiras das 8:00 às 18:00 horas ; sábados das 8:00 às 13:00 horas,  domingos e feriados sem funcionamento. O serviço poderá ser suspenso em datas e áreas de especial interesse público, com características de urgência e relevância.

Do total de vagas do estacionamento rotativo, pelo menos 5% seriam destinados a idosos e outros 2% para pessoas com deficiência, dirigindo ou sendo conduzida. Quanto as vagas sinalizadas e destinadas a motos, os espaços somente poderão ser ocupadas por motocicletas, motonetas ou ciclomotores.

Ficam isentas de pagamento da tarifa do estacionamento rotativo: táxis, motofretistas e concessionários do município de Muriaé pelo período máximo de 15 minutos; os veículos oficiais pertencentes aos entes federativos; veículos conduzidos ou para condução de pessoas com deficiência ou idosos; veículos efetuando carga e descarga em locais e horários destinados a eles.

O projeto ainda estabelece multas e até mesmo a remoção de veículos que estejam estacioandos em desacordo com o estacionamento rotativo.

– A proposta visa exercer um controle democrático das vias públicas, ao promover uma rotatividade igualitária entre toda a população, trazendo uma consequente melhoria do trânsito, aliada a execução de diversos projetos do município através do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DEMUTTRAN). O aumento do número de veículos em tráfego na cidade traz a necessidade do rotativo, que busca amenizar os transtornos causados pela escassez de vagas de estacionamento, principalmente na região central – justificou o prefeito Grego.

O projeto agora segue para sanção do prefeito. Segundo informações do Guia Muriaé.

EDITORIAL, O POVO NÃO DEVE ESQUECER:

Bem  que nós já alertávamos para o caso em publicação dias atrás, que os motoristas poderiam aguardar, que era questão de tempo esta implantação.

Claro que o prefeito Grego não ia deixar escapar esta cobrança “legal”, que vai mexer ainda mais no bolso dos motoristas, que já tem que pagar todos os anos pelos documentos dos veículos e outros impostos, agora vai ter que pagar para estacionar em Muriaé.

Isso fará com que muito gastem menos nas lojas, gerando prejuízos para o comércio, mas o negócio é o dinheiro entrar na conta da prefeitura.

O estacionamento pode até melhorar, pois o povo vai querer fugir dos pagamentos, deixando veículos em ruas que não tem a cobrança ou fazendo seus a fazeres com correria para reduzir o pagamento.

Vale lembrar quer apenas 2 vereadores ficaram ao lado do povo, votaram contra mais esta cobrança em cima da população: Apenas Jair Sanches Abreu – PT e Miriam Facchini Barbosa – PSDB.

Votaram a Favor da cobrança:   Ademar Camerino – PROS – Presidente da Câmara

Carlos Delfim Soares Ribeiro – PSDB
Celso Ricardo de Oliveira – DEM
David Pinheiro de Lacerda – DEM

Ivanir Jose de Souza – PR

Joel Morais de Asevedo Junior – PMDB
Jose Carlos Alves Cerqueira – PSB
Julio Cesar Simbra Soares – DEM
Maycon José Ribeiro – SD
Vanderlei Luiz Lopes – DEM
Waltecy Rodrigues da Costa Junior – PPS

Evandro Maciel da Silva- PR se absteve.

Não estavam presentes nesta reunião de aprovação: Helena Francisca de Oliveira Carvalho – PMDB,  Carlos Antonio Ferreira – PR (Carlos Macuco) e Devail Gomes Correa – PP.

É bom que os muriaeenses guardem bem os nomes que aprovaram mais esta cobrança no bolso do cidadão e deem o troco nas urnas, inclusive as eleições 2018 estão aí, analise a história do seu candidato, o que ele fez nos últimos anos, quais os posicionamentos que ele teve, como foi o comportamento político dele ou dela e vote com consciência.

Morei em Muriaé por muitos anos, amo esta cidade. Acreditei que o Grego seria um ótimo prefeito, fui até pedir voto pra ele de graça  na comunidade rural de Monte Alverne aqui em Miradouro, onde um eleitor de Muriaé residia, mas confesso que já me arrependi e tenho certeza de que muitos eleitores do Grego já estão insatisfeitos em ter o elegido.

Paulo Roberto dos Santos Giagio- editor deste canal de canal de notícias.novozapRIBEILAR2

 

2 comentários sobre “VEREADORES APROVAM PROJETO DE COBRANÇA DE ESTACIONAMENTO ROTATIVO ENVIADO PELO PREFEITO GREGO.

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. Qualquer idiota sabia que isso mais cedo ou mais tarde era preciso, quantas pessoas vão de carro e entope as ruas impossibilitando as pessoas que vão de fora ou precisa ir rápido ao centro não acha vaga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *