Os vereadores da câmara Municipal da cidade de Manhumirim, sensibilizados com as dificuldades que aquele município tem enfrentado, sobre os comandos do presidente da câmara, o Sr Sérgio Borel, foi realizada a devolução de R$150 mil reais para a prefeitura.
O anúncio foi feito pelo presidente Sérgio Borel durante a reunião da Câmara desta quinta-feira à noite. Ele disse nesta reunião que pediu para que o prefeito utilize o recurso para pagamento de salários atrasados do funcionalismo: ” Estou devolvendo este valor e espero que ele seja utilizado no pagamento de salários em atraso, porque me dói o coração pensar que tem servidores passando dificuldades, alguns sem receber desde outubro”.
Vale lembrar que quando a Câmara devolve qualquer recurso à Prefeitura quem tem o poder de decidir onde o dinheiro é aplicado é o representante do executivo (o Sr prefeito). Os vereadores podem pedir, mas o prefeito não é obrigado a aceitar ou atender a solicitação.
Recurso devolvido é fruto de economia e cortes de gastos que a câmara municipal tem feito, mesmo com a reforma da sede da Câmara, onde foram gastos R$75 mil reais.
Sérgio Borel com esta atitude, juntamente com os demais companheiros da casa estão trazendo uma esperança para os servidores municipais, que tem convivido com os atrasos de salários, transtornos, cobranças de seus credores e uma insegurança financeira, fato causado pelo Governo de Fernando Pimentel do PT, que não tem passado os repasses financeiros provenientes de recolhimento de impostos e verbas como o Fundeb. Isso tem abalado as prefeituras, sendo que aquelas que já tinha sensibilidade financeira ou má administração foram as mais abaladas, gerando atrasos nos pagamentos , em algumas cidades demissões, complicando ainda mais a situação financeira do comércio.
Vale lembrar que quando a Câmara devolve qualquer recurso à Prefeitura, quem tem o poder de decidir onde o dinheiro será aplicado é o representante do executivo, o Sr prefeito. Os vereadores podem pedir, mas o prefeito não é obrigado a aceitar ou atender a solicitação.
Caso o prefeito de Manhumirim siga a orientação do presidente da Câmara de pagar os salários atrasados ou até mesmo as rescisões geradas pelas demissões que segundo informações até então não foram pagas, isso vai significar um fim de ano mais tranquilo para os funcionários públicos, que estarão colaborando com a melhoria das vendas de natal e fim de ano do comércio local.
O presidente discursou sobre os seus trabalhos à frente da presidência: “Procurei atender o Legislativo no que era necessário por isso foram comprados novos equipamentos, móveis e feita a reforma dos dois andares superiores e da fachada do prédio. Temos que zelar pelo bem público, mas também estamos em um momento de crise e não fizemos a reforma do primeiro andar. Agradeço a todos os vereadores pelo apoio.”
O presidente Sérgio Borel teve como seu vice João da Casa Franco e da secretária, vereadora Elaine Freire, ele agradeceu ainda a apoio dos vereadores: Xadinho, Mário Júnior, Benízio Arbuíne, Jesus Aguiar, Ana Paula Destro, Roberto Belarmino, Frederico Franco, e Andersom Vidal (Dedé Motoboy).
Redação: Paulo Roberto da Rádio.