EXCLUSIVO: GRANDE REPRESA DEIXA MORADORES DA ZONA RURAL E URBANA DE FERVEDOURO PREOCUPADOS COM RISCO DE ROMPIMENTO.

REPRESAS PERIGO REPRESAS PERIGO2 REPRESAS PERIGO3REPRESAS PERIGO4PUBLICADO EM 29/03/2019.A  grande represa de águas, fica na zona rural de Fervedouro, comunidade de Samambaia. Nós visitamos a área a pedidos de moradores, que vivem preocupados com a situação da represa.

Conversando com moradores, em especial com a dona Rute, que nasceu e vive na localidade a cerca de 61 anos, ela disse que a represa  tem entre 36 e 40 anos. Aparentemente ela foi muito bem construída, mas moradores afirmam que a mesma tem um merejamento de águas por baixo dela, o que devido à dificuldade de acesso, não foi permitido à nossa reportagem verificar. CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE.FB_IMG_15801451326009160

O empreendimento foi construído por Jairo Marconi, um antigo proprietário, que ainda é vivo, mas que não mora mais em Fervedouro. A fazenda hoje é  de propriedade de um grande empresário, muito respeitado entre Minas Gerais e Rio de Janeiro,  devido ao grande padrão de qualidade dos serviços oferecidos pelas empresas.

Dona Rute disse que já morou numa casa que seria atingida pelas águas da represa caso ela se rompesse,  ela afirmou: ” Era medo demais, principalmente quando chovia, se aquele açude arrebentar ele vai atingir muitas casas. Quando chovia, muitas pessoas nos ligavam perguntando sobre como estava a represa. ”

O perigo e o medo aumentam ainda mais, já que existe uma outra represa abaixo, numa região de montanhas, a cerca de 2 km depois existe uma outra represa de médio porte, que caso a de cima se arrebente, ela desceria os morros e com sua força poderia atingir várias casas à frente, passando sobre uma outra barragem menor, que poderia também romper com a força das águas da superior, o que geraria muitos danos e até mortes, já que várias casas estão na  abaixo,  supostamente seria uma  área de risco.

Não se tem conhecimento de nenhum laudo de segurança em tal represa, inclusive a cerca de quase um ano os bombeiros de Muriaé acionaram o Paulo Roberto da Rádio perguntando sobre a existência desta. REPRESAS2 PERIGO01Foto da represa menor, 2 Km abaixo da maior.

O Paulo Roberto da Rádio irá procurar o atual dono do terreno e também ao Corpo de Bombeiros, para tentar mais esclarecimentos, pois os moradores nos procuraram exatamente devido ao medo de uma possível ruptura desta grande represa, pois o rompimento da barragem da Vale trouxe o aumento da preocupação com as consequências de uma possibilidade de rompimento desta represa em Fervedouro, que poderia trazer mortes e danos para várias residencias rurais, também na área urbana, podendo os danos chegarem até Miradouro se um rompimento ocorresse em períodos de chuvas intensas .   REPRESAS PERIGO CASASDezenas de casas estariam numa possível área de risco.  

ATUALIZANDO AS 16:35 DE 29/03/19.

Em contato com o Copo de Bombeiros de Muriaé, solicitamos uma vistoria à corporação no local, eles ficaram de analisar e nos comunicar posteriormente.

A quem diga que os moradores deveriam  procurar a defesa civil da cidade de Fervedouro, que “teria engenheiro especializado para avaliar os possíveis perigos”, vamos tentar este contato também na segunda feira.

BREVE A REPORTAGEM COMPLETA AQUI, COM UM VÍDEO FEITO NOS LOCAIS, COM DEPOIMENTO DA MORADORA RUTE.   

ATUALIZANDO: 27/01/2020:

NÃO FOI POSSÍVEL TERMOS PERDIDO O MATERIAL, POIS NOSSO APARELHO DEU PANE E PERDEMOS O MATERIAL GRAVADO NO LOCAL.

ESTA CIRCULANDO UMA PUBLICAÇÃO NAS REDES SOCIAIS COM UM PRINT DE PARTE DESTA MATÉRIA AFIRMANDO:

“Notícia acima é falsa…

Defesa Civil já esteve no local e não há risco de rompimento…

Represa na Fazenda Alterosa não apresenta risco.”

ESTÃO DIZENDO QUE NOSSA REPORTAGEM É FAKE NEWS, MAS EM MOMENTO ALGUM RELATAMOS QUE A REPRESA ESTÁ CORRENDO RISCO DE ROMPER, MAS NÃO TEMOS CONHECIMENTO DE NENHUM DOCUMENTO DE LAUDO QUE CONFIRME A TOTAL SEGURANÇA DELA. ESTAMOS ABERTOS PARA DIVULGAR TAL LAUDO SE EXISTE.

O PRÓPRIO CORPO DE BOMBEIROS DE MURIAÉ, NA ÉPOCA DE NOSSA PUBLICAÇÃO AFIRMOU QUE QUEM DEVERIA FAZER O LAUDO DE SEGURANÇA DESTA REPRESA É O RESPONSÁVEL PELA PROPRIEDADE, QUE DEVERIA CONTRATAR UMA EMPRESA ESPECIALIZADA NESTE TIPO DE TRABALHO, VISTO QUE O CORPO DE BOMBEIROS NÃO POSSUIA OS EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS PARA ESTE LADO.

SERÁ QUE A DEFESA CIVIL DE FERVEDOURO OU ALGUÉM NA CIDADE TEM,  PARA AFIRMAR QUE NOSSA REPORTAGEM É FAKE NEWS?

4 comentários sobre “EXCLUSIVO: GRANDE REPRESA DEIXA MORADORES DA ZONA RURAL E URBANA DE FERVEDOURO PREOCUPADOS COM RISCO DE ROMPIMENTO.

  1. Paulo Roberto vc é a voz do povo e um representante responsável que auxia ,pois estamos cansados de promessas .Parabens grande jornalista,humano e muito correto,sei que ajudará o povo.Mande para outras emissoras,recor,globo e tudo pata Santarém esse problema e preservar vidas.

  2. Só para criar pânico na população, essas represas não se rompem dessa forma busca matérias sérias não brincam com a sensibilidade das pessoas.

  3. Você tem algum laudo sobre a represa destacando o nível de segurança da mesma. Fizemos a reportagem atendendo pedido de moradores. Nosso objetivo é atender o povo. Fazemos um jornalismo preventivo. Não podemos esperar algo de pior acontecer para noticiar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *