EM SÃO FRANCISCO DO GLÓRIA: PREFEITURA INSTALA SISTEMA DE FOSSAS SÉPITCAS BIODIGESTORAS NA ZONA RURAL.

fossa01A Prefeitura de São Francisco do Glória, por meio do Departamento de Meio Ambiente e Secretaria de Obras, está realizando na zona rural a instalação do sistema de fossas sépticas biodigestoras. Com o objetivo de melhorar a qualidade da água captada para o abastecimento urbano, o sistema também favorece os próprios moradores do local, que dependem de uma água mais “pura”. A iniciativa eliminou roedores, insetos e o mau cheiro que existia nas propriedades.

“As fossas sépticas biodigestoras garantem o saneamento básico na área rural porque permitem o tratamento das fezes e da urina depositadas no vaso sanitário das residências, feito por meio da chamada biodigestão”, explicou Erlândia Cláudia, a coordenadora do departamento responsável.

Esse sistema substitui o esgoto a céu aberto e as fossas rudimentares, também chamadas fossas “negras”, que nada mais são do que buracos abertos na terra, sem isolamento seguro, permitindo a infiltração de resíduos de fezes e de urina no solo, contaminando a água do poço, que é retirada do subsolo, onde estão os lençóis subterrâneos de água.

O material empregado é o diferencial do sistema. O modelo das fossas sépticas propõe como recipiente de resíduos um sistema com uso de bombonas plásticas de 200 litros de capacidade. O sistema possui base em solos filtrantes e tecnologia sustentável, ocupa pequeno espaço na área externa da residência e ainda pode ser integrado de forma não agressiva ao ambiente.fossa02 fossa03Com informações assessoria da Prefeitura Municipal de S.F.G.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *