BARRANCO AMEAÇA CAIR SOBRE CASA DE IDOSA, NO CRUZEIRO EM MIRADOURO. PARTE DELE JÁ CAIU.

BREVE A REPORTAGEM COMPLETA, ASSISTA O VÍDEO ACIMA.

A moradora Maria Amélia  pede ajuda da Defesa Civil para retirar uma parte do barranco que já caiu nos fundos de sua residência, no Bairro do Cruzeiro, próximo a UBS do bairro, a cerca de 1 semana.barranco cruzeiro9 barranco cruzeiro barranco cruzeiro2 barranco cruzeiro3 barranco cruzeiro5Segundo ela mora sozinha e não tem condições de pagar alguém para retirar, já que ganha salário mínimo, gasta com medicamentos e o que ela ganha é a conta de pagar as contas do mês, por isso pede ajuda da prefeitura para retirar parte do barranco que já caiu e ainda para avaliar a situação de perigo eminente no local.

A casa dela esta sofrendo com muita umidade, devido a este desmoronamento, ela teve que tirar todos as roupas de cama e vestuários do seu guarda roupas e passar para um outro quarto, onde devido a falta de espaço ela embalou as roupas, que estão fora do guarda roupas.

Ela disse que pagou 11 parcelas para regularizar sua casa, para registrar no nome dela. Estamos repassando o caso para  a defesa Civil de Miradouro, um braço da prefeitura Municipal.barranco cruzeiro7 barranco cruzeiro4 barranco cruzeiro6RUA DO CRUZEIRO, REFEITA POR MORADORES ESTÁ DESABANDO. barranco cruzeiro11Uma rua, abaixo da casa da Maria Luzia e do Vagner está cedendo. Ela foi refeita neste ano pelos próprios moradores que estava cansados de esperar por ação da prefeitura, que segundo eles, a anos tem pedido uma ação no local por parte da prefeitura.

Com as chuvas que caíram nos últimos dias, a  rua  em sua maioria cedeu. O morador Vagner, para tentar amenizar a situação, tapou com pedaços de lona, algo que parece que não é o suficiente, pois boa parte do barranco está sem tapar.

O desmoronamento da rua pode comprometer e colocar a casa do casal em risco.

PREFEITO MIRIM: 

O prefeito Mirim ligou para o Paulo Roberto após a publicação, informando que engenheiros já estiveram anteriormente no local, mas que em estudo no local teriam encontrado água a 2 metros de profundidade e pedra a 13 metros, constatando que o local  é instável e que não seria possível construir muro no local.

A  prefeitura continua estudando o que pode ser feito no local, já que aquela rua é de extrema importância, inclusive para passagem de policiamento e de ambulâncias em caso de necessidade.

O prefeito ainda disse que solicitou que a defesa civil volte na casa da senhora Maria Amélia e reavaliem o que deve ser feito, principalmente no quesito segurança da moradora, pois sua vida é de extrema importância.barranco cruzeiro13 barranco cruzeiro12PREFEITURA COLOCOU LONA ABAIXO DE PRÉDIO EM BARRANCO QUE ESTÁ DESMORONANDO:barranco cruzeiro18Parte de um barranco  cedeu na chuva que caiu de Domingo para segunda feira, como medida de prevenção, a prefeitura de Miradouro através da Defesa Civil, colocou lonas em toda a parte estrutural do Barranco, que fica  abaixo de um prédio entre a Rua São Vicente de Paulo e a Rua João Rosa da Costa.

Como sempre, períodos de chuva estendidos são uma grande preocupação para a gestão municipal. É preciso que a prefeitura organize um plano de construção de casas populares e retire estas pessoas das áreas de risco e que derrubem estas moradias perigosas, se não, uma hora pode ocorrer uma tragédia na cidade, isso é o que ninguém de nós deseja.

Obras de contenção também podem ajudar.barranco cruzeiro17 barranco cruzeiro15 barranco cruzeiro16 Nosso espaço de jornalismo esta sempre aberto à Defesa Civil para prestar qualquer esclarecimento.    

PREFEITURA RESPONDE:  

A assessoria de comunicação da prefeitura de Miradouro respondeu à nossa reportagem que já está tomando as medidas cabíveis em relação ao fato, inclusive em um dos documentos enviados à nossa reportagem com data de 05/12/19, informa que agentes da defesa civil teriam visitado o domicílio,  constatando que a moradora, que mora sozinha, no momento não pensava em mudar-se de domicílio.

Ela teria sido orientada para  procurar o CRAS para um possível “aluguel social “, que é um programa na qual a prefeitura paga o aluguel de pessoas com extrema necessidade e em casos de urgência em caso de risco de vida.

A moradora relatou em nossa visita que pessoas do CRAS teriam a visitado, talvez ela não tenha intendido bem a situação, devido sua humildade. O que ela deseja é a retirada do barreira  e a avaliação  do barranco.

Inclusive nos enviou documentos comprovando esta visita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *