Como parte da Operação RODOVIDA 2019/2020 a Delegacia PRF de Leopoldina realizou nesta data (09/02/2020), nos postos de Leopoldina e Muriaé, comandos de fiscalização operacional com foco na segurança viária.
As fiscalizações tiveram o objetivo de coibir as condutas de risco na condução de veículos automotores, notadamente quanto ao uso de equipamentos que confiram segurança ao transporte de condutores e passageiros – uso correto de cintos de segurança e equipamentos especiais para o transporte de crianças.
O resultado dos trabalhos de fiscalização foi:
Veículos fiscalizados: 113
Pessoas fiscalizadas: 152
Testes de alcoolemia: 80
Veículos recolhidos: 2
Autuações totais: 53 (sendo destas 10 referentes a condutor sem cinto de segurança, 14 referentes a passageiros sem cinto de segurança, 6 por criança sem dispositivo de retenção (cadeirinha), 1 por alcoolemia e 5 por ultrapassagem proibida)
A fiscalização do correto uso dos dispositivos de retenção é uma das formas de prevenção da letalidade do trânsito, em especial no que se refere a crianças.
Acidentes de trânsito são a principal causa de mortes de crianças e adolescentes entre 1 e 14 anos.
A Operação RODOVIDA consiste em um conjunto de esforços interinstitucionais para reduzir a violência do trânsito, enfrentando acidentes, principalmente os relacionados à embriaguez ao volante, ao não uso do cinto de segurança e demais dispositivos de retenção obrigatórios, às ultrapassagens proibidas, envolvendo motocicletas ou ciclomotores e ao uso do celular ao volante.
Tem como objetivo reduzir a violência no trânsito e os custos sociais dela decorrentes, por meio do desenvolvimento de ações nos trechos mais críticos de acidentalidade, realizando atividades de fiscalização e prevenção.
A Delegacia PRF de Leopoldina seguirá com fiscalizações direcionadas à redução dos acidentes de trânsito, assim como de sua letalidade, tendo em vista a proximidade da Operação Carnaval 2020.
É preciso colocar ordem mesmo é tirar de circulação irresponsáveis que colocam vidas em risco.Parabens Paulo Roberto