O serviço dispõe de dois níveis de atendimento, o especializado e o avançado. No primeiro, a pessoa recebe informações do atendente capacitado identificar as demandas, e se necessário, encaminhá-lo para um psicólogo. Nesta fase o profissional presta o atendimento por telefone orientando o tratamento adequado para cada situação e pode ainda indicar uma entidade terapêutica mais próxima do dependente químico.O LigMinas desde sua criação já atendeu mais de 47mil pessoas. O Serviço é formado por 12 profissionais, sendo oito atendentes e quatro psicólogos, em dois turnos, manhã e tarde. A equipe esclarece dúvidas e direcionam os usuários para o atendimento ambulatorial, internações em comunidades terapêuticas ou grupos de terapia familiar.
Perfil do usuário: A Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas (Supod), da Secretaria de Estado de Defesa Social, divulgou um estudo, em 2014, por meio do Centro de Referência Estadual em Álcool e outras Drogas (Cread), para nortear as políticas publicas de combate às drogas em Minas Gerais. O Cread traçou o perfil dos 1.976 pacientes registrados. Destes, 45% procuram ajuda sozinhos. Outros 38% foram levadas por familiares. Quase a metade, 49%, nunca tinha feito tratamento para combater o vício.
Serviço: O atendimento do LigMinas funciona das 7h as 19h, de segunda a sábado, no número 155, na opção 1, para todos 853 municípios de Minas Gerais. A ligação pode ser feita via celular, telefone fixo e orelhão e, além disso, é gratuita.