O prefeito Grego em Muriaé já afirmou em uma rede social que irá editar decreto e que parte dos comércios em Muriaé vão voltar a funcionar, na próxima segunda, não estando ainda definido e divulgado para a imprensa o que pode voltar a abrir.Comerciantes em Carangola procuraram o Chico Combatente, do site ” o combatente”, portal de maior credibilidade em Carangola, afirmando que irão abrir suas portas na próxima segunda, sendo eles orientados pelo Chico a procurarem o prefeito, segundo relatou o Chico à Rádio Miradouro, durante o Plantão de Notícias.
Nossa produção recebeu um telefonema do prefeito Mirim, que autorizou em seu decreto assinado no dia 23/03/2020, permitindo o funcionamento de restaurantes às margens da BR 116, ainda lojas de produtos veterinários, como a Casa do Fazendeiro, mediante a severas providências de higiene e saúde.
Mirim não quis gravar entrevista, mas relatou que ele não pode fazer nenhuma alteração no decreto e muito menos autorizar a abrir as lojas da cidade, pois o decreto dele deve obedecer a determinação decreto do Governador e falou sobre uma reunião que participaria entre os prefeitos da região.
O prefeito Walace de São Francisco do Glória afirma em vídeo, que o pronunciamento do presidente causou é confusão, pois ele mexeu muito pouco o decreto assinado sobre calamidade pública, permanecendo o que já estava definido antes do pronunciamento, com base no que determina o ministério da saúde . Veja:
O Bolsonaro coloca todos os prefeitos e Governadores com um vídeo, no qual joga a responsabilidade de honrar os pagamentos de funcionários e despesas de empresas em cima de governadores e prefeitos, mas como afirmam os prefeitos, o próprio ministério da saúde recomenda o isolamento social e o presidente não fez grandes alterações em seu decreto de quarentena, que se mantém, aliás a OMS (Organização Mundial da Saúde). Veja:
O isolamento social está sendo adotado também nos Estados Unidos, onde há partes que faltam até mercadorias nas prateleiras, Itália e em vários outros países.
Não adianta empresários apertarem os prefeitos, pois eles são submissos ao Governador, que é submisso ao presidente. Mas o Bolsonaro mandou a voltar a normalidade!
É mais o decreto dele pouco foi alterado. Tem até comerciantes protestando em cidades como na cidade de Ubá pedindo a permissão para voltar a trabalhar, mas se alguém abrir em desacordo com os decretos municipais, estaduais e nacional poderá ser multado e sofrer outras penalidades.
APÓS REUNIÃO ENTRE OS PREFEITOS DA REGIÃO, WALACE SE PRONUNCIA:
“Boa noite!
Nosso compromisso em primeiro lugar é com a população, principalmente com a saúde e a vida de nossos munícipes. É com esse pensamento que hoje estive em uma reunião com os Prefeitos Gilvan (Divino), Abílio (Fervedouro), Mirim (Miradouro), Adriano (Vieiras) e com Carlos Alberto representante de Pedra Dourada, aqui em nosso município e todos decidiram por manter as deliberações do Estado, atualizando as recomendações para a deliberação 17, onde também libera as atividades voltadas a Construção Civil, além das outras já deliberadas, mantendo os demais serviços e atividades fechados, como comércio varejista de vestuário e móveis, salões de cabeleireiro, barbearia, estética, manicure, ginástica entre outros. Lembrando que as atividades liberadas, deverão manter todas as condições de higiene e de restrições já especificadas, ressaltando a importância de oferecer os serviços de DELIVERY (vendas através do telefone e entrega domiciliar), além da retirada pelo cliente direto no estabelecimento.
Todas as medidas tomadas seguem as orientações do Ministério da Saúde, e as Deliberações do Comitê Extraordinário do Covid-19 do Estado de Minas Gerais e vale ressaltar que estamos priorizando a saúde e a vida de nosso povo.
Pedimos a compreensão de todos e principalmente que continuem mantendo o isolamento e as questões de higiene, também aos nossos visitantes, que devam manter os 7 dias de isolamento sem quaisquer sintomas e 14 dias se tiverem algum sintoma, não deixando, porém, de comunicar a Secretaria Municipal de Saúde.
Reinteramos ainda que todos que tiverem condições devem ficar em casa, principalmente os do grupo de risco e nossos idosos.
Essas novas orientações passam a valer a partir do dia 30 de março de 2020.
Obrigado a todos!
Que Deus nos abençoe!”
Walace Ferreira Pedrosa
Prefeito Municipal
Espero, já que dizem estar preocupados com a saúde da população, a construção de hospitais em Vieiras, São Francisco do Glória e a reabertura do hospital de Miradouro, que foi promessa do prefeito Mirim. Não adianta preocupar com a população em época de pandemia e esquecer no restante do mandato. O povo não morre só pelo coronavírus não. Chega de políticos hipócritas e aproveitadores.